Quem somos

Tudo começou com uma família

Somos uma família pequena; Lucy, André, Laila (nossa filha) e Ravi. Vivemos em todo o mundo, mas agora estamos instalados na região dos rios do norte, bem próximo de onde fizemos nosso primeiro PDC, em NSW, na Austrália.

Também somos uma equipe crescente de educadores, facilitadores e realizadores, e juntos ensinamos tudo que sabemos, desde o projeto de permacultura a bioarquitetura, da bioconstrução as tecnologias apropriadas, da jardinagem as florestas e sempre com uma forte tendência para a educação fora da sala de aula (home schooling).  Participamos da criação de eventos transformadores em todo o mundo, e ajudamos outras famílias e comunidades a criar resiliência e abundância.

André recomeçou sua vida em 89 com Lucy, no interior da Austrália. Em 94 o PDC  mudou tudo. Logo haviamos fundado Waru, o primeiro Centro de Permacultura em Yeppoon, e no ano seguinte a estação comunitária NAG Radio FM 97.5. 

Em 97 Laila tinha 7 anos e resolvemos educá-la fora da escola, no meio da zona rural no Brasil, demonstrando que Permacultura tem poder para transformar a vida das pessoas em qualquer lugar.

Após dois anos de multiplicação em todas as regiões do Brasil, o Ecocentro Ipec foi fundado em Pirenópolis.

Laila Helena cresceu no meio da Permacultura junto com a construção do Ecocentro. Com bons exemplos a sua volta, aprendeu logo cedo como viver de forma responsável e criativa. Seu primeiro PDC foi aos 13 anos. Aos 17 foi selecionada para representar os jovens do Brasil na reunião de ministros do ambiente do G12 no Japão. Hoje é Naturopata e mãe maravilhosa. Ervalista, jardineira e articuladora da saúde inteligente.

Lucy Legan é Pedagoga especialista em educação ambiental. Sempre foi educadora e escritora perene. Lucy produziu todas as publicações do Ecocentro Ipec, inclusive “A Escola Sustentável”, obra premiada pela bienal de SP. Quando a questão é envolver professores, pais e crianças na educação consciente Lucy é a orientadora que leva a conversa do sonho para o terreno. Desde 2008 Lucy também foi responsável pela criação de jardins mágicos e festivais internacionais, como o Boom Festival, Rainbow Serpent, Strawberry Fields e outros.

André Soares é educador, bioarquiteto, bioconstrutor e permacultor. Diplomado em 5 categorias pelo Instituto de Permacultura, é o responsável pela certificação do Ipec no Brasil. André é um motor de partida para empreendimentos sociais no Brasil, Estados Unidos, Europa e Austrália. Tendo sido finalista indicado pela Folha de São Paulo par ao prêmio Empreendedor Social.

Foi o designer da Ecovila Santa Branca, a primeira ecovila com permacultura no Brasil, prêmio Top de Marketing de Goiás. Fundador da Ecozoic Resources, empresa de saneamento ecológico.

Nossa missão

%

Valor a vida

Fazemos isso partilhando informação, experiência e recursos, oferecendo treinamento de nível internacional adaptado as realidades culturais de cada localidade. Ajudamos você a desenvolver habilidades que lhe dão confiança para criar sistemas permanentemente sustentáveis.

Já capacitamos muita gente,  e no Ecocentro Ipec já recebemos uma grande variedade de especialistas e mestres do planejamento de todo o mundo nestes 20 anos. Realizamos cursos, oficinas e vivências em todo o Brasil, e em muitos países. Nossos alunos saem prontos e capazes de projetar e implementar um futuro melhor para suas famílias, sítios, comunidades e empreendimentos.

Nós somos dedicados a provar que um mundo melhor e mais verde é possivel para todos. Em 1998 viemos da Austrália para o coração do Brasil para viver o aprendizado permanente da vida simples com a natureza. Nosso trabalho tem inspirado milhares de pessoas a cuidarem da água, da terra, do alimento e das pessoas enquanto vivem a saúde plena.

Equipe

Também somos uma equipe maior de educadores, facilitadores e realizadores, e juntos ensinamos tudo, desde o projeto de permacultura a jardinagem de mercado, bioconstrução e cultivo de florestas, para ajudar a criar famílias e comunidades resilientes e abundantes. 

Os alunos deixam nossos cursos prontos e capazes de projetar e implementar um futuro melhor para suas famílias, seus sítios, empreendimentos e comunidades.

E agora, também oferecemos cursos on-line! Então você pode aprender de qualquer lugar, no seu tempo e do seu jeito.

Lucy Legan

Lucy Legan

Fundadora

André Soares

André Soares

Fundador

Laila Helena

Laila Helena

Fundadora

Antônio Zayek

Antônio Zayek

Desde 2001

Luciana Khalil

Luciana Khalil

Desde 2001

Rodrigo

Rodrigo

Desde 2014

Tomas Carvalho

Tomas Carvalho

Desde 2008

Ludmila Bata

Ludmila Bata

Desde 2008

Luana Lousa

Luana Lousa

Desde 2004

Thiago Ruprecht

Thiago Ruprecht

Desde 2004

Terezinha de Oliveira

Terezinha de Oliveira

Desde 2001

Cleusi de Oliveira

Cleusi de Oliveira

Desde 2001

Liberalino de Oliveira

Liberalino de Oliveira

Desde 2000

Flávio de Oliveira

Flávio de Oliveira

Desde 2000

Regina

Regina

Turma 2019

Murilo

Murilo

Turma 2019

Janaina

Janaina

Turma 2019

Giana Rocha

Giana Rocha

Turma 2019

Nossos Professores

Queremos ver mais longe porque estamos sobre os ombros de gigantes que nos ensinaram. Aqui honramos nossos professores, começando por aqueles que já partiram e incluindo aqueles que ainda nos ensinam e fazem parte da nossa rede de especialistas que tem nos visitado a apoiado durante estes 20 anos. 

Bill Mollison

Bill Mollison

1928 - 2016

Em memória

Bill Mollison, pai da Permacultura, foi mentor dos principais pioneiros da Permacultura em todos os continentes. Em 1979, fundou o Instituto de Permacultura da Tasmânia, primeira organização focada no tema. Em 1981 Bill recebeu o “Nobel Alternativo”, prêmio Right Livelihood. Autor das principais obras de Permacultura, como o Manual do Designer, Bill foi professor no Ecocentro Ipec em 2005 no programa Living Routes. Seu legado de ativistas e institutos de permacultura está em todo o mundo.

Ahmad Ali Sharif

Ahmad Ali Sharif

1952 -2017

Em memória

Ali Sharif foi um dos principais pioneiros da Permacultura na América Latina. Fundador da PAL, Permacultura América Latina, Ali foi lutador incansável da Permacultura nos trópicos. Participou da demarcação de terras indígenas no Equador e foi fundador  do IPA em Manaus, bem como do Ecocentro Ipec. Ali Sharif dedicou sua vida a Permacultura. Morreu em Moçambique logo após estabelecer o Instituto Moçambicano de Permacultura.

José Lutzemberger

José Lutzemberger

1927 - 2002

Em memória

O primeiro ativista ambiental brasileiro conhecido internacionalmente. Lutz foi mentor de muitos ativistas modernos, inclusive a nós. Em 1971. fundou a Agapan, e  em 1987 a Fundação Gaia no RS. Lutzemberger realizou a aula inaugural do Ecocentro IPEC em 2000. depois de servir como Ministro do Meio Ambiente. Sua luta incansável pela conservação e respeito ao ambiente foi reconhecida por ambientalistas de todo o mundo. 

Scott Pittman

Scott Pittman

Arquiteto

Scott é um dos principais pioneiros de permacultura do mundo. Ele ensinou extensivamente em quatro continentes por mais de 30 anos. Scott participou com Bill Mollison  na criação do Ecocentro Ipec e em cursos em todo o mundo por muitos anos e ajudou a estabelecer o movimento de Permacultura nos Estados Unidos. Co-fundou uma instituição bancária ética e inovadora- a Permaculture Credit Union. 

David Holmgren

David Holmgren

Engenheiro

David Holmgren é um ecologista, engenheiro de design ecológico e escritor. Co-originador do conceito da Permacultura, David é mais conhecido no Brasil pelo conjunto de princípios descritos em sua obra “Permacultura Princípios e Caminhos além da Sustentabilidade”.

David foi professor visitante do Ecocentro Ipec em 2007, por ocasião da Convergência Internacional.

 

Rosemary Morrow

Rosemary Morrow

Rosemary Morrow é conhecida e reverenciada em todo o mundo por sua abordagem pragmática e eficaz para criar sistemas de Permacultura em uma gama incrivelmente ampla de ambientes. 

Rosemary Morrow é incansável professora e ativista para a causa do trabalhador rural. Parceira do Ecocentro Ipec com seu trabalho na costa central de NSW.

Autora de vários livros , entre eles “Permacultura Passo a Passo”. 

Paolo Lugari

Paolo Lugari

Ecovilas

Paolo Lugari fundou a Comunidade Intencional Las Gaviotas, na Colombia, um exemplo de design e organização comunitária latino americana. Paolo é o criador da frase “precisamos virar a página na América do Sul”.

Com sua filosofia prática e centrada na criatividade humana, Paolo foi educado em casa e foi professor visitante no Ecocentro Ipec em 2001.

%d bloggers like this: