Porquê a minhoca é sua aliada em home schooling?

by

A minhoca é amada por alguns e infelizmente temida pela maioria! No entanto, a minhoca é uma das nossas melhores aliadas para uma vida saudável neste planeta. Quem seria louco o suficiente para estudar minhocas por quarenta anos? Bem, Charles Darwin, é claro.

Ensinar as crianças a cuidar de um minhocário não só ajuda o planeta, mas também nos ajuda! As minhocas produzem fertilizante gratuitos para hortas orgânicas 24 horas por dia, fazendo com que seus vegetais tenham um sabor melhor, e o que é mais importante, sejam mais nutritivos.

“As minhocas desempenharam um papel mais importante na história do mundo do que os humanos inicialmente supunham”.   Charles Darwin

Fatos interessantes sobre minhocas

A minhoca tem 5 corações! O coração deles não é um coração com várias câmaras, como os mamíferos ou répteis, eles são uma série de arcos aórticos de uma câmara só e cada minhoca têm cinco.

As minhocas não têm cabeça, olhos ou dentes. Então elas não mordem!

A minhoca “respira” através de sua pele.

As minhocas são tão fortes que são capazes de cavar até cinco metros de profundidade e podem mover uma pedra cinquenta vezes o seu próprio peso.

As minhocas são hermafroditas, o que significa que possuem órgãos sexuais masculinos e femininos e precisam executar um ato recíproco de cópula para fertilizar e ser fertilizada. Todas as minhocas põem ovos.

As minhocas jogam seus excrementos corporais, conhecidos como húmus de minhoca por onde passsam. O húmus é um material milagros. Além de ser um fertilizante gratuito para a natureza tem características essenciais para suportar a vida nos solos e no planeta Terra. 

Por que fazer um minhocário?

Charles Darwin afirma que todas a terra fértil deste planeta passou, pelo menos uma vez, pelos corpos das minhocas. Seu livro “A formação de mofo vegetal” resume seus estudos sobre minhocas.

Darwin afirma que a minhoca é o arado, o farmacêutico, o fertilizante, o jardineiro e o distribuidor dos alimentos vegetais da natureza. Que trabalho! Sob qualquer ângulo de comparação, a minhoca ultrapassa qualquer tecnologia inventada pelo ser humano para cultivar ou fertilizar o solo.

Alimente a natureza e ela alimenta você.

Portanto, faz total sentido a permacultura introduzir o elemento minhocário no sistema, em sua horta ou mesmo na cozinha do seu apartamento. Melhor ainda é fazer do minhocário um projeto de educação em casa com as crianças, beneficiando o planeta, e seus filhos.

Quais minhocas usar no seu minhocário

Existem vários tipos de minhocas. As três categorias principais são:

Epigênicas – minhocas que vivem perto da superfície do solo e se alimentam de serapilheira. Estas são as minhocas que costumamos usar no minhocário, pois adoram comer matéria orgânica por horas a fio. As minhocas vermelhas californianas são fáceis de encontrar ou pedir a um amigo para lhe presentear algumas. Muita gente já mantém minhocários e existem também empresas que comercializam minhocas vivas. Meu primeiro minhocário foi criado apenas com ovos que vieram junto com o húmus eu e minha filha encontramos no composto.

Anécicas – minhocas que se alimentam de serapilheira, solo e formam tocas verticais. Estas são as minhocas que encontramos no quintal quando levantamos uma pedra ou cavamos. Elas preferem viver na natureza e não gostam de minhocários, pois gostam de cavar fundo. Estas são as minhocas que gostam de jogar seu húmus acima da superfície do solo, formando pequenos montes. Talvez você já tenha visto algumas, que podem ser bem grandes e as vezes até são confundidas com filhotes de cobras. Um olhar mais cuidados mostra que elas não tem cabeça.

Endogéicas – minhocas que vivem profundamente nos horizontes minerais do solo e se alimentam de solo. Difíceis de encontrar, mas as vezes são vistas quando escavações profundas estão sendo feitas em obras diversas. Estas podem ser maiores ainda, e também contribuem muito para a produção de húmus.

Minhocário na sombra

Projeto de minhocários

Se você está com pouco dinheiro, esse modelo de minhocário funciona bem. É muito barato e já foi experimentado e testado. Também é possível fazer um minhocário diretamente no chão, mas pode ser um pouco difícil de contê-las.  Quando as minhocas não estão confortáveis elas procuram outro lugar. Portanto é importante mantes as condições mínimas para que adotem seu minhocário como casa e se reproduzam tanto quanto a quantidade de alimento que você vai suprir. Assista ao vídeo aqui para ver o sistema que usamos em nossa casa. É suficiente para manter todas as necessidades de produção de hortaliças de uma família de 5 pessoas, com excedente para alimentar galinhas (adoram a proteína) e ainda ir pescar.

O poder da mudança

Este é um momento de mudança. O vírus Covid-19 nos lembrou que nós também necessitamos estar harmonizados com a Mãe Natureza.

“Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a mais receptiva à mudança” Charles Darwin

Educar filh(a)s para trabalhar com a natureza e não contra a natureza é um presente precioso que podemos dar para o bem-estar futuro del(a)s. Boa sorte, e envie qualquer pergunta sobre um minhocas aqui! Inscreva-se também em nossa newsletter.

%d bloggers like this: