Como fazer um minhocário super barato

by

Da vasta gama de criaturas que vivem no planeta Terra, a minhoca é provavelmente a mais importante para os seres humanos. Poucas criaturas, como as minhocas, são tão essenciais para uma boa saúde e crescimento das plantas que nos alimentam e, portanto, indiretamente, são muito importantes para a saúde humana.

As minhocas excretam uma substância chamada húmus. O húmus é uma massa marrom-escura / preta de matéria orgânica bem decomposta que adiciona minerais e nutrientes ao solo. O húmus é importante para o crescimento das plantas, melhora a estrutura física do solo, atrai outras minhocas já presentes no solo e melhora as propriedades biológicas.

Agora é sua chance de cultivar esses pequenos milagres da natureza. Criar um minhocário pode ser uma ótima atividade para crianças que moram em centros urbanos ou em áreas rurais. Antes de começar, é essencial que você pense em um sistema ideal para sua situação, seja em casa ou na fazenda.

Escolhendo um sistema

Existem alguns minhocários no mercado. Um minhocário deve ser simples de operar; deve proteger as minhocas de invasores, formigas, moscas e ratos; dever estar em local de fácil acesso e ter um ponto de drenagem para coletar líquidos em excesso (chorume) e permitir ventilação.

Se você estiver criando seu próprio minhocário, use materiais que não reagirão quimicamente com o conteúdo. Você pode usar caixas de plástico, pequenos barris ou uma calha de concreto. Evite usar recipientes de metal pois estes enferrujam rapidamente.

Como fazer um minhocário realmente barato

Este é provavelmente o minhocário mais fácil e barato que você pode criar. Na verdade, uma caixa de papelão é provavelmente a mais barata. Eu fiz este minhocário rapidamente, enquanto construía um jardim. Planejei para devolver as minhocas ao local assim que o trabalho estivesse pronto.  Encontrei um caixote velho, um barbante e um pedaço de juta velha.

A CAMA

A cama de minhoca também é a fonte de alimento para elas. Deve ter muito carbono. Uma grande variedade de materiais pode ser usada. Para este, molhei papelão rasgado (sem impressão) em água. Depois misturei com um punhado de esterco de vaca coletado e composto maduro.

Outros materiais para o minhocário podem incluir esterco de cavalo, fibra de coco, palha ou feno, folhas secas e lascas de madeira.  O minhocário deve estar sempre úmido e solto para permitir que as minhocas se movam e para que facilite a decomposição aeróbica. Com o tempo, toda a cama se transformará em húmus.

Quais minhocas usar

Das 6.000 espécies de minhocas conhecidas, entre elas estão a minhoca vermelha (Lumbricus rebellus) e a minhoca tigre (Eisenia andrei). Essas espécies são especialmente úteis para reciclar matéria orgânica de volta ao jardim. Estas minhocas de compostagem, como o nome indica, são encontradas exclusivamente em montes de esterco de adubo ou em solos carregados de matéria animal em decomposição.

Comida de minhoca

Charles Darwin descobriu que as minhocas comem cerca da metade do seu peso por dia. Elas comem praticamente tudo o que já foi vivo. Alimente suas minhocas com todas as sobras de sua cozinha, incluindo cascas de ovos trituradas e adicione papelão encharcado quando a cama ficar um pouco baixa. Eu apenas coloco a comida em cima da cama e deixo as minhocas fazerem o seu trabalho.

Se elas gostarem da casa e tiverem alimento vão se reproduzir muito

Posso compostar restos de carne?

Minhocas podem comer carne. Seus fluidos digestivos são semelhantes aos outros animais. No entanto, adicionar carne ao minhocário pode atrair carnívoros, como ratos e gatos, por isso é melhor evitar isso. Os vermes vão naturalmente para o alimento que é mais fácil de digerir, deixando a carne apodrecer, atraindo moscas e outros indesejáveis.

Posso composta esterco de cães e gatos?

Bactérias como E. coli e outros patógenos fecais podem estar contidos em um minhocário se for adicionado de matéria fecal. Os dejetos de cães e gatos podem ser compostados, mas não é recomendável usar este composto na produção de alimento humano, como na horta. Em outro artigo, explicaremos como fazer compostagem para animais de estimação, que é um método semelhante à compostagem de esterco humano. Especialmente útil se você não tiver acesso a uma lixeira verde do conselho local.

Posicionando seu minhocário

Eu sempre cubro a cama com um pouco de palha. Isto protege as minhocas do sol severo. A tampa que usei para este minhocário foi uma tampa de tecido reaproveitado. Sempre verifique se a sua tampa possui furos ou aberturas para permitir a ventilação. Posicione seu minhocário na sombra, debaixo de uma árvore ou na varanda.

 

%d bloggers like this: