Como fazer gel de Babosa

A Babosa (Aloe vera) é uma daquelas plantas que todos deveriam ter em seu jardim. Ela tem sido usada há séculos para curar queimaduras, hidratar a pele e acalmar irritações. Acredita-se que Aristóteles tenha dito a Alexandre, o Grande, que usasse aloe vera para tratar soldados feridos e Cleópatra também usava aloe em seus tratamentos diários de pele. No momento eu estou usando o gel de aloe vera para fazer meu próprio desinfetante para as mãos. A babosa, no desinfetante para as mãos, hidrata a pele, evitando o ressecamento natural que acontece por causa do álcool.

Fazendo gel de Babosa

Fazer gel de aloe vera é simples. Como é perecível, é melhor fazer pequenas quantidades e guardar no refrigerador. Corte apenas uma ou duas folhas, especialmente se forem grandes, deve ser suficiente para fazer 1/2 a 1 xícara de gel. Se for uma planta pequena, corte uma folha de cada vez e aguarde até que outra comece a crescer.
Aloe vera também ajuda a remover poluentes nocivos conhecidos como VOCs do ar quando está em um vaso dentro de casa.

O que você vai precisar:

Folha de babosa
Faca afiada ou descascador de legumes
Frasco esterilizado
Opcional: 500mg de vitamina C em pó
Embouba(5)

Instruções

1. Com uma faca afiada, corte a folha externa mais grossa da planta aloe vera, perto da base da planta. As folhas externas são mais velhas e devem ser as mais grossas, contendo bastante gel fresco.
2. Lave / limpe qualquer sujeira.
3. Coloque a folha na vertical em um copo para deixar a resina amarela escura escorrer. Escorra a resina por 5 minutos ou mais. A resina pode ser ligeiramente irritante para a pele. Limpe qualquer resíduo da folha com um pano.
4. Com uma faca e um descascador de legumes, remova a pele externa, tanto na frente quanto atrás. Se você tiver folhas grandes, pode ser útil cortá-las em pedaços menores antes de descascar.
5. Coloque o gel “ver através” em uma tigela. Se estiver com dificuldades para cortar a pele externa verde, use uma colher pequena para colocar o gel em uma tigela.
aloe.jpg
6. Depois de tomar aloe suficiente, coloque as peças no liquidificador e processe até ficar homogêneo. Você notará que o aloe vera pode ficar um pouco espumoso. Depois de um tempo, a espuma irá assentar.
Se você planeja armazenar o gel de aloe vera por mais de um mês, misture o gel com um conservante natural como o ácido ascórbico (Vitamina C) Misture 500 mg de vitamina C em pó para cada 1/4 de xícara de gel que você faz.
7. Coloque o gel em um frasco de vidro esterilizado e guarde na geladeira por uma semana ou duas. Se você usou o conservante, o gel permanecerá por vários meses na geladeira.
IMG_8607
Coloque a casca na compostura ou coloque-a ao redor de uma árvore como cobertura
Aplique o gel de aloe vera para queimaduras solares ou outras pequenas queimaduras ou coceiras na superfície. O aloe vera também pode ser usado como um hidratante da pele ou como ingrediente de produtos para o corpo, como o desinfetante para as mãos. Confira a receita.
saracura.png

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s