Como fazer Ketchup Natural para uma vida sem lixo – receita vegana

by

natural ketchup

Se você e sua família são daqueles que adoram o ketchup ou se conhece alguém que compra muito, esta pode ser a receita que vai mudar tudo. Esta receita de ketchup natural leva exatamente 5 minutos pra fazer e o sabor é fantástico, menos o impacto na saúde que os conservantes no ketchup comercial lhe trazem. Este é o verdadeiro ketchup sem culpa.

Os ketchups comerciais são carregados de açúcares, conservantes e xaropes adoçantes que, além de serem feitos com milho transgênico, carregam resíduos químicos totalmente desnecessários para o nosso corpo. A minha regra geral é sempre ler os rótulos nas embalagens e, quando eu não entendo a lista de ingredientes ou quando está cheia de números de químicos catalogados, não compro. Outro problema são as próprias embalagens plásticas que acabam entupindo nossos rios e nosso mar. Pior ainda são os famosos envelopinhos com quantidades minúsculas de alimento e muito lixo. Isto acaba no estômago dos animais marinhos.

Rapadura

O ketchup natural tem muitos benefícios. Esta receita usa a rapadura, mas você pode substituir por adoçante natural de Stevia ou melaço. A rapadura é o açúcar de cana qua não passou por nenhum branqueamento artificial, geralmente feito com Cloro. O açúcar refinado deixa de ser alimento para ser uma droga. Rapadura é rica em vitamina C, que é necessária para o crescimento e desenvolvimento dos tecidos no corpo. Também contém Ferro, que é bom para o sistema imunológico e Magnésio, que ajuda na saúde dos ossos.

Acostume-se a substituir açúcar refinado por rapadura e sua vida vai ficar mais saborosa.

A receita

Aqui temos duas versões apresentadas. A primeira é para quando você abre o refrigerador em busca daquele ketchup de emergência para colocar no pastel ou naquele lanchinho rápido. Esta primeira versão também é ótima para crianças que não gostam de sabores fortes.

A segunda versão é para o “gourmet” e precisa um pouco mais de tempo mas também celebra os sabores sutis do ketchup natural. Também é ótima para servir em pratos mexicanos ou em sanduíches.

Ketchup Rápido

Ingredientes:

  • 3 tomates sem pele e sem sementes
  • 1 colher pequena de vinagre de maçã
  • Uma pitada de sal rosa
  • Uma colher de sopa de rapadura ralada
  • Uma pitada de páprica
  • 1 colher pequena de cebola em pó

1. Coloque uma panela no fogo com água para ferver. Cuidadosamente coloque os tomates na água fervendo. Remova-os após 30 segundos ou quando a pele começar a enrugar. Coloque os tomates em água gelada e remova a pele.

2. Ponha todos os ingredientes no liquidificador. Ligue na velocidade máxima por alguns segundos até que a mistura esteja liquefeita.

3. Experimente se está a seu gosto. Acrescente mais sal ou rapadura para ajustar e sirva.

natural ketchupA textura cremosa é muito similar ao ketchup comercial. A maioria das crianças não percebe a diferença. Armazene o ketchup em um vidro com tampa hermética no refrigerador até uma semana. 

Eu faço todas as semanas, quando sobra algum ao final de 3 ou 4 dias coloco em um molho para macarrão e faço outro. Nunca mais compramos ketchup.

Opção: Se você está sem tomates ou se estão fora da estação é possível fazer com tomates enlatados. Drene o líquido e use somente a polpa, assim o ketchup fica mais firme. Use o líquido em outra receita de molho ou dilua com água para as plantas.

Ketchup gourmet

Ingredientes:

  • 4 a 6 tomates assados
  • 2 dentes de alho assados
  • 2 colheres de vinagre de maçã
  • Uma pitada de sal rosa
  • 1 colher de sopa de rapadura ralada
  • Uma pitada de páprica doce
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • Pimenta do reino a gosto

Opcional: uma pimenta jalapeño assada

tomate

1. Em uma assadeira ponha os tomates e o alho juntos e ponha direto na chama. O sabor fica muito melhor se o fogo for de lenha. Quando eu tenho uma boa colheita de tomates tipo cereja prefiro usá-los nesta receita, mesmo com pele. Corte-os ao meio e asse na churrasqueira com uma pitada de sal até que fiquem com as bordas marrons.

2. Ponha todos os ingredientes no liquidificador. Antes de processar o ketchup eu já antecipo o resultado que estou buscando. Para usar em Nachos eu faço um ketchup mais encorpado, com pedaços de tomate e acrescento pimenta.  Apenas 3 ou 4 segundos no liquidificador.

Se estou fazendo batatas assadas prefiro um ketchup mais cremoso e o processamento é um pouco mais lento.

Sempre experimente e ajuste o sabor com sal e rapadura. Se preferir mais acidez um pouco mais de vinagre.

Sirva e bom apetite!

Tomato Ketchup

%d bloggers like this: