Como fazer calçadas em mosaico

Eu estava achando difícil desapegar dos meus vasos e potes favoritos. Até quando estavam quebrados continuavam bonitos. Então comecei a recuperá-los em mosaicos. Isto me levou a fazer lajes para usar em calçadas e isto virou uma febre em casa. Mosaicos são um a excelente forma de “upcycle” com pedaços de cerâmica quebrada.

Uma saída rápida para a loja de caridade ajudou na coleta de materiais. Latas antigas, mesmo enferrujadas, de vários tamanhos, formas de assar abandonadas e pratos de louça velha viram tesouros quando o objetivo é arte.

Cores

Antes de começar uma laje eu gosto de organizar o material em cores, quebrando pratos em pedaços menores com muito cuidado. Eu sempre uso óculos de proteção e coloco um pano sobre a peça a ser quebrada. Assim quando bato o martelo não existe o risco de ferimento com pequenos pedaços de cerâmica que voam pelos ares. Isto é ainda mais importante se você for trabalhar com crianças por perto.

Neste post eu estou usando assadeiras grandes de forma que não é necessário forrar com nada. Se você for usar formas de bolo é preciso passar vaselina em tudo. Assim, quando o concreto endurecer a sua laje pode sair do molde sem problemas. Você também pode usar moldes de plástico ou até mesmo caixas de papelão forradas com plástico.

Eu experimento com vários diferentes traços nas misturas pois a prioridade é sempre reciclar material que está disponível. O cimento você encontra em qualquer loja de material de construção. Misture com o dobro do volume de areia primeiro e depois acrescente água até ter uma consistência de massa de pão. É melhor usar luvas para este trabalho e lave as mãos em seguida. O cimento não é bom para a pele.

Concrete Stepping Stones

Depois de misturado o cimento encha o molde com a mistura e coloque um pedaço de arame ou tela mais ou menos no meio do volume. Pressione o metal até desaparecer na massa. Este metal ajuda a evitar que sua laje quebre quando for pisada no caminho.

Cubra com um pouco mais de massa e use um objeto duro, como um martelo, para dar umas batidinhas no lado do molde para ajudar a massa a assentar e remover bolhas de ar. Teste a resistência da massa para colocar os pedaços de mosaico. Se estiver muito mole espere mais um pouco até que o cimento comece a curar.

Hora de criar!

É hora de pressionar as peças na massa. Você pode usar um padrão aleatório ou criar uma imagem.

  • Pressione as peças de forma que não deixem bordas finas ressaltadas, sem que mergulhem completamente. Se errar no princípio use uma espátula para remover a peça e tente novamente.
  • É importante que não fique nenhuma ponta ou borda para fora da massa. Lembre-se que as pessoas passarão sobre elas e podem estar descalças. Quando uso pratos quebrados eu ponho a parte convexa para cima.

Deixe secar por 24 horas antes de remover o molde. Gentilmente vire o molde sobre um gramado ou superfície macia, como uma toalha velha. Deixe curar por mais 24 horas. Remova o molde com cuidado.

Quando limpar a peça use água e uma escova velha para dar brilho ao mosaic. Remova os pontos de cimento que estão na superfície.

Stepping StonesHora de colocar no jardim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s