6 trepadeiras para comer bem

Onde o espaço é pequeno, os apoios verticais como muros, cercas ou paredes são oportunidades para produzir boa parte do seu alimento essencial. Pequenos quintais e até mesmo apartamentos oferecem locais perfeitos para as trepadeiras, plantas que precisam de sustentação vertical para se manterem . Também esta é uma forma criativa para trazer uma nova dimensão ao espaço do jardim.

Apoios verticais podem sustentar diversas espécies comestíveis. O manejo e a colheita são mais fáceis porque a fruta é mais acessível com menor esforço e as variedades disponíveis são muitas.

DSCN0055Abóboras (Cucurbita pepo) normalmente produzidas em grandes espaços horizontais, podem ser “treinadas” a subir em qualquer apoio vertical amarrando seus brotos a medida que crescem. Plantadas em solo úmido mas não encharcado vão ocupar uma grande área de apoio e pedem um pH entre 6 e 6,5 para produzirem bons frutos. Quando apoiar abóboras em uma treliça ou cerca veja se os postes de apoio estão bem firmes de forma a suportar o peso da planta com os frutos que podem ficar bem pesados. Da mesma forma em uma parede, os apoios devem estar bem fixados para suportar esta planta. Amarre a vinha aos apoios e a medida em que produzem frutos ofereça um bom apoio para cada um.

pea-plant-382294_1920Ervilhas (Pisum sativum) podem ser saboreadas diariamente pois são mais doces quando comidas diretamente do pé. As ervilhas gostam de solo úmido, fértil e bem trabalhado. Use cobertura vegetal quando a planta alcançar os 15cm. A preferência de pH está entre 6 e 7,5. A ervilha é uma planta que não precisa de muito apoio pois é leve. Treliças de bambu partido são suficientes, e a altura vai até 1,5 m

climbing-plant-395923_1920Feijão de Vagem (Phaseolus spp.) são ótimos para ocuparem espaços verticais e gostam de muito sol. Use-os para proteger uma parede exposta ou para sombrear uma área do jardim. São plantas de pouco peso e podem ser apoiadas em varas de bambu ou mesmo uma rede de pescar. Plante os feijões na base da treliça distantes 8 centímetros entre si. As vagens verdes necessitam de colheita constante para continuarem produzindo bem. Caso contrário formam sementes (feijões). O feijão verde é uma cultura ancestral, e os registros mais antigos foram encontrados no mediterrâneo, datados de 7000 aC. Plante-os em sulcos cheios de composto e aplique biofertilizante a cada duas semanas. Apanhe quanto estiverem novas e doces.

20170728_150238Melancia (Citrullus vulgaris) podem ser plantadas ao longo de treliças ou cercas fortes, criando um espaço vertical vivo. Quando penduradas, as melancias necessitam de apoio resistente ao seu grande peso, de forma que não quebrem o talo que as sustenta na planta. Para isto, use camisetas velhas formando uma espécie de tipóia. Amarre as pontas na cerca ou treliça. Se houver luz suficiente você também pode produzir melões de todas as variedades da mesma maneira.

pepino

Pepinos (Cucumis sativus) gostam de bastante espaço para se espalharem, ou ocupam uma boa área vertical. Gostam de áreas ensolaradas com boa cobertura vegetal. Quando florescerem adube com biofertilizante. A preferência de pH está entre 6 e 6,8. O tempo de produção está entre 14 a 22 semanas, quando você estará colhendo pepinos prontos para conserva ou saladas. Colha com frequência sem arrancar a planta. Eles continuam a produzir por um longo tempo e são ótimo alimento também com propriedades curativas. Comece a usar biofertilizante assim que a planta começar a se espalhar.

vegetable-874028_1920Tomate Cereja (Solanum lycopersicum) adoram se espalhar e produzem por um longo período, e são uma ótima escolha para sua primeira treliça. O apoio vertical deve ser forte porque a planta toda é pesada, embora os muitos frutos pequenos sejam leves. Use fio de amarração ou amarradores de cabo para sustentar os caules na treliça. Tomates Cereja apresentam poucos problemas com insetos, lesmas ou doenças e por isto são uma boa escolha para o jardineiro principiante.

 

Você pode inventar esculturas incríveis para apoiar suas plantas. Esta cobra foi criada para o Boom Festival em 2014 e a bicicleta está no Ecocentro Ipec, onde você pode visitar quando vier para o PDC 2019.

52072595_10156992581784347_5705793933099925504_n.jpgPDC – Permacultura Design

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s