Quais plantas aquáticas limpam a água?

No Ecocentro nós temos muitos laguinhos. As pesquisas em ecologia provam que pequenos espelhos d´água são pontos importantes para a biodiversidade local. Coletivamente os pequenos laguinhos sustentam mais espécies (inclusive as mais raras) do que outros habitats aquáticos como rios e lagos maiores. São locais muito importantes para os pássaros encontrarem água  nos períodos de seca e oferecem um suprimento constante de insetos e alimentos vegetais para os anfíbios.  São também abrigo para arbustos e árvores que emergem de suas bordas. Este efeito é ainda mais importante nos ambientes que já sofrem da falta de equilíbrio e diversidade para a vida silvestre.

Plantas Aquáticas

As plantas aquáticas são impressionantes na sua capacidade de manter os insetos ocupados por horas. As folhas delicadas e as flores brilhantes trazem prazer a jardineira. Plantas aquáticas saudáveis são muito importantes no jardim, além de bonitas. Um tanque não está completo sem as plantas.

Água Limpa

Uma de suas funções mais importantes é manter a água limpa e prevenir a formação de algas, absorvendo os nutrientes que estão dissolvidos na água. Plantas subaquáticas contribuem com o acréscimo da quantidade de oxigênio no laguinho, desprendendo o oxigênio na água onde as criaturas do laguninho podem se beneficiar dele.

A luz é absolutamente essencial para o crescimento de todas as plantas aquáticas. Uma regra básica se aplica a estas: dentro de condições aquáticas nutritivas com bastante oxigênio, quanto mais luz, melhor. As plantas aquáticas precisam um mínimo de 5 horas de sol por dia.

 

Existem muitas variedades de plantas aquáticas. Plantas flutuantes, de margem ou submersas, com as raízes no fundo. Plantas flutuantes incluem algumas submersas. Plantas marginais incluem aquelas com raízes submersas e as que mantém seus galhos na água. As algas também são plantas de jardim, e se abandonadas ocupam toda a superfície. Plantas aquáticas são extremamente ricas em nutrientes. Elas podem ser removidas e usadas regularmente no composto ou usadas diretamente como cobertura.

Você tem medo de mosquitos? É só acrescentar peixes e algumas pequenas pedras para que as pererecas encontrem abrigo e descanso.

Siga-nos no Instagram: ecocentro_ipec

Compartilhar no Pinterest

 

Ecocentro IPEC

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s