Cultivando Brotos na sua casa

Se o apartamento for muito pequeno, cultive verdes para saladas no peitoril da janela. A maneira mais fácil de cultivar alimentos orgânicos em um apartamento é com a produção de brotos. Rabanetes, alfafa, alho, soja, trigo, agrião, sementes de girassol e muitas outras germinam facilmente, e podem ser adicionadas a saladas e refogados. Um local para brotos é fácil de construir e manter. Coloque na janela para fácil acesso.

Benefícios para a Saúde

Brotos são ricos em enzimas e clorofila. As enzimas dos alimentos trabalham junto com as enzimas do corpo para repararem nossas células e estimular a imunidade. A clorofila tem o poder de desintoxicar o organismo e reconstruir tecidos. Todos estes benefícios são fáceis de cultivar. Outras sementes que podem produzir excelentes brotos são: feijão azuki, trigo sarraceno, grão-de-bico, cebolinha, lentilha, mostarda, e arroz.

Fazendo Brotos

Como regra geral deixe as sementes de molho por 4 a 5 horas. As sementes maiores por uma noite inteira. Experimente e ajuste de acordo com seu clima. Lembre-se de adquirir sementes livres de produtos químicos.

Permacultura na mesa
Cultivando brotos

Depois de deixa-lás de molho, escorra e enxágue bem. Coloque-as em um pote de vidro grande. Cubra a boca do pote com uma tela ou meia de nylon. Amarre com um elástico para segurar a tela no lugar. Deixe o pote inclinado a 45 graus, certificando-se de que existe circulação de ar.

É muito importante lavar os brotos duas vezes ao dia. 

No quarto dia, esvazie o pote em um coador e enxágue gentilmente para tirar as casquinhas das sementes. Isto faz com que não fiquem pegajosos. Exponha os brotos à luz do dia para formar a mágica clorofila. Lave duas vezes ao dia, por dois ou três dias. Agora estão prontos para comer. Produção em uma semana!

Experimente um sanduíche cheio de brotos crocantes. Uma estande de brotos pode ser facilmente construida no balcão. Fixe-a na beira da janela para fácil acesso.

Permacultura na mesa
Brotos de alfafa

Siga-nos no Instagram: Permacultura na mesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s