Este pequeno livro mostra como você pode ter um impacto positivo na segurança das futuras gerações, salvando as sementes dos alimentos que você adora comer!
O pequeno livro de sementes ė um manual de bolso sobre plantio que descreve específicas técnicas para salvar e armazenar as sementes! Inclue também um pouco de histórias e seu uso medicinal, das mais variadas espécies.
Como Bill Mollison diz, “A melhor mudança que precisamos é transformar consumismo em produção, mesmo que em jardins de pequena escala. Se apenas 10% da população fizer dessa maneira, terá espaço para todos” Começe pequeno, pense grande, cultive um jardim!
Desde o começo do último século, 75% da diversidade genética das culturas agrícolas desapareceram. Milhares de espécies de plantas e animais estão sendo perdidas para guerras, pragas e doenças, mudanças no clima, urbanização e agricultura industrial de grande escala.
Propriedades rurais mecanizadas não conseguem manejar uma variedade de culturas, e grandes fabricantes de alimento demandam produtos com uniformidade e um tamanho padrão.
Enquanto muitos cientistas e executivos do agrobusiness continuam favoráveis a uma solução tecnológica, pequenos agricultores estão, silenciosamente, cultivando suas próprias culturas, criando bancos de sementes comunitários para as futuras gerações. O simples ato de plantar uma semente, permitindo que ela atinja seu potencial máximo e, depois, colhê-la, assegura a diversidade de plantas.
Tomates pretos, milhos vermelhos e girassóis gigantes são apenas algumas das variedades apreciadas hoje em dia que são resultado de milhares de anos de seleção e adaptação.
Uma das melhores formas de preservar uma semente é aprender sobre a importância medicinal da planta e o seu valor na culinária. O Brasil, por ser um país multicultural, possui diversas variedades de sementes. Grande parte destas trazidas pelos imigrantes, que agregaram grande valor para a culinária nacional.
Sementes são melhor preservadas se forem continuamente plantadas e compartilhadas.
Interessado? Contate-Nos