Como fazer invólucros de cera de abelha​

Meu post do princípio de Abril no Instagrama sobre embalagens de cera de abelha resultou em muitos pedidos da receita. Então aqui vão a história e a receita: Tudo começou quando algumas abelhinhas decidiram vir morar na minha casa. Depois de dois anos uma bela colméia estava formada no vão do teto sobre a sala. Chamamos nosso amigo Rudy que, cuidadosamente convenceu a colméia a mudar para uma caixa convencional. Elas agora estão se multiplicando novamente e produzindo mais mel.

29542369_10215829263022013_1048932732370549802_n

Este processo resultou também em cinco litros de mel e muita cera dos favos que tiveram que ser removidos do telhado. Decidi então fazer um upcycle da cera em embalagens que poderiam ser partilhadas com meus queridos.

As embalagens de cera foram  introduzidas na minha vida pela minha filha, Laila. E eu me apaixonei por elas imediatamente, pois são uma fantástica alternativa natural para preservar o alimento, em lugar dos filmes plásticos. É possível embalar frutas e vegetais, queijo, pão e até mesmo o abacate aberto dura mais tempo. O princípio é simples: o produto é flexível o suficiente para cobrir o alimento e o própolis residual que eixste na cera de abelha contribui para a assepsia do ambiente, mantendo a umidade sem a presença de bactérias decompositoras.

O Problema dos filmes plásticos

Existe somente uma coisa a fazer com filme plástico. Retire-o da sua cozinha! Pode ser prejudicial à sua saúde. Cientistas descobriram que os traços químicos presentes nos produtos plásticos são responsáveis por uma variedade de condições clínicas. De acordo tanto com o Instituto de Agricultura quanto com o Ecology Center, a exposição ao PVC pode causar defeitos de nascença, doenças de pele, câncer e surdez, assim como problemas de fígado e baço.

Cozinhar comida em plástico

Vários programas de televisão estão estimulando a cozinhar em plástico. Ovos pochê estão sendo envolvidos com filme plástico; carne embalada em sacos plásticos é cozida em água em temperaturas um pouco abaixo da fervura. Nos últimos anos, as pessoas começaram a questionar a segurança destes métodos de cocção.

De acordo com a North Dakota State University(NDSU)  Agriculture Communication, alguns sacos são feitos de plástico muito fino para ferver sem derreter. Quando o plástico é fervido, os químicos usados para produzi-lo podem passar para a comida que está sendo preparada. Químicos comuns nos plásticos incluem BPA e ftalatos. A Escola de Medicina de Harvard diz que as comidas altamente gordurosas são especialmente suscetíveis. NDSU acrescenta que alguns sacos plásticos liberam gases tóxicos das tintas, cola e materiais reciclados. A Escola de Medicina de Harvard recomenda aquecer alimentos somente em recipientes com aprovação no rótulo, especialmente se forem esquentados no microondas.

Faça seu próprio invólucro de cera de abelha

Invólucros de cera de abelha são laváveis e reutilizáveis. Duram mais de 12 meses sendo utilizados em média algumas vezes por semana. Os invólucros também aumentam a durabilidade da comida.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de cera de abelha
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco (Eu usei óleo de Andiroba porque tinha bastante)
  • pedaços de tecido de algodão fino à sua escolha, de vários tamanhos
  • tesoura de picotar para previne que desfie
  • pincel (para ser usado somente com cera)
  • ralador de queijo
  • papel manteiga
  • forno
  • 1 xícara de resina de pinus em pó. Isto pode ser difícil de encontrar. Eu fiz estes sem a resina.
  1.  Coloque em um recipiente a cera de abelha, a resina de pinus e o óleo de coco. Coloque para ferver em banho-maria. Derreta a mistura.
  2. Pré aqueça o forno a 150 graus (300F) . Corte o tecido em vários tamanhos com as bainhas picotadas para prevenir que desfie.
  3. Forre uma fôrma plana com papel manteiga. Estique o pedaço de tecido sobre o papel. Utilizando o pincel, espalhe a mistura de forma parelha sobre o tecido. Vai endurecer rapidamente.

30261400_10215918528373591_1211492665112133632_n4. Leve ao forno a 150grausC por alguns minutos para reaquecer a cera e permitir que penetre nas fibras do tecido. Fique olhando o forno de perto. Puxe a fôrma um pouco pra fora do forno, adicione ou espalhe a mistura com o pincel, e coloque de volta no forno para permitir que a mistura se nivele por mais cerca de um minuto.

Quando a mistura estiver derretida e parelha, remova a folha com pinças e, segurando o tecido, deixe esfriar por 1-2 minutos.

Pendure para que endureça.

30222410_10215918526933555_2584195622009569280_n

Opcional: Acrescente algumas gotas de óleo de cítrico (limão ou laranja) para adicionar propriedades antibacterianas.

Cuidados e manutenção

Como faço a limpeza? Lave seus invólucros em água fria ou morna com sabão suave. Se perceber que a cera está descolando depois de alguns meses, você pode simplesmente passar mais uma camada e repetir o processo.

Quando estiver embalando, o calor da sua mão é o que permite moldar a volta das coisas. Fica mais fácil quando o produto estiver na temperatura ambiente.

  • Embale uma barra de sabão para viajem.
  •  Embale flores
  •  Faça um envelope para levar o lanche da escola

Permaculture na mesa

Siga nosso FacebookInstagram

3 comentários sobre “Como fazer invólucros de cera de abelha​

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s