Sitio Sustentável

O sonho de viver uma vida mais saudável e mais perto da natureza existe em toda parte. Milhões de pessoas vivem na cidade enquanto trabalham para poder um dia ter uma casa fora dela. Um sítio. O Projeto Sítio Sustentável foi uma realização que vei de encontro a este sonho popular. A proposta era descobrir se, em 1 hectare de terra, poderíamos  garantir a qualidade de vida de uma família de cinco pessoas.

Como um modelo para adaptação em outras regiões, o sítio deveria ser sustentável em todos os aspectos. Ou seja, todos os ciclos vitais (água, energia, minerais) devem ser integrados dentro do espaço disponível.

A ética da Permacultura exige uma atitude responsável:  “Assumir a responsabilidade pela sustentabilidade familiar dentro do terreno”. Essa era a missão do sítio. Isto não significa total auto-suficiência, mas sim uma capacidade de produzir grande parte das necessidades essenciais sem comprometer o ambiente ao redor ou o futuro. Outras necessidades deveriam ser supridas com a interação econômica local.

Durante 5 anos reservamos um hectare no Ecocentro para que este experimento pudesse prosseguir e comprovar esta viabilidade. Muitas lições foram aprendidas, e neste espaço estaremos apresentando algumas delas.

infografico_1000Por enquanto, vamos ver os elementos fundamentais que foram incluídos no design inicital, antes das descobertas práticas acontecerem:

Sítio Sustentável: 1 hectare (ha) equivale à 10.000 m2, aproximadamente 1 campo de futebol (que possui 10.800 m2). Esta dimensão foi escolhida por sua conveniência matemática no cálculo dos resultados. De fato acreditamos que é uma extensão de terra maior que a necessária para atingir um equilíbrio produtivo.

Elementos principais e seus objetivos:

100_1243Produção animal integrada – os animais são os elementos mais dinâmicos em um sistema vivo. Quando bem integrados podem representar a fonte principal de energia e renda de um sistema produtivo. Para o sítio escolhemos a suinocultura a campo como foco central, incrementado por um galinheiro rotativo integrado a hortas. E  outro artigo discutiremos os resultados desta decisão.
6/04/2003Água, Água, Água 
redundante sim. Em toda parte. Água da chuva armazenada. Água da nascente e água do poço. Em um sistema integrado de captação, armazenamento, distribuição e reciclagem em 100%.

DSC01492Agrofloresta em todos os espaços disponíveis, como estratégia de ocupação rápida e produção de alimento de alto valor.

 

29/01/2015Casa Bioconstruída – Um sítio sustentável pode inclusive suprir grande parte dos materiais para a construção da habitação. Já que a habitação é um dos maiores problemas da América do Sul, e o Ecocentro Ipec é a referência básica em Bioconstrução, resolvemos demonstrar que uma casa confortável pode ser econômica e sustentável também.

DSCN8277Geração de energia renovável – a partir da biomassa concentrada pelos animais.

Acompanhe esta história de descobertas e aventuras do Projeto Sitio Sultentável. Muita mudança saiu daqui.

Veja Aqui! PDC 24 Março a 1 Abril 2018

 

 

3.png

 

2 comentários sobre “Sitio Sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s