Benefícios de uma Escola Sustentável

Pesquisas no mundo todo comprovam os benefícios de habitats nas escolas.

A aprendizagem ativa com o meio ambiente – de fato na natureza e não apenas falando sobre ela – vem sendo estudada e cada vez mais respeitada. Desde o final da década de oitenta o aprendizado em habitats naturais dentro da escola vem sendo discutidos e, literalmente, ganhando terreno. Auto-estima e atitude positiva em relação a escola são dois efeitos importantes relatados por Sheffield, B.K. em 1992.

Em 1997 Skelly, S.M., e J.M. Zajicek pesquisaram o efeito do aprendizado no jardim e concluiram que as experiências em habitats na escola têm um impacto positivo na compreensão das crianças. Isso porque conceitos importantes de ciência e suas técnicas investigativas são vivenciados e há uma significativa melhora na atitude em relação ao meio ambiente.

habitats

Do final da década de noventa em diante pesquisas comprovando o efeito benéfico desses espaços naturais na escola não pararam de aparecer. Foi constatado que adolescentes que participam desses programas melhoram suas relações inter-pessoais. E que estas atitudes positivas são fundamentais para formação de carater. As pesquisas mostram que os estudantes permanecem nos programas de habitat por motivos variados: Melhora da auto-estima, oportunidade continuada de aprendizagem, chance de ajudar e sentir- se conectado a outras pessoas e até porque desenvolve habilidades para o mercado de trabalho. Com tantos benefícios é difícil compreender porque continuamos presos ao currículo tradicional. Ter um habitat onde alunos podem aplicar conceitos faz a aprendizagem tornar-se, literalmente, mais viva.

A construção de um habitat na escola é um conceito profundo no universo da pedagogia educacional. Nós consideramos uma biblioteca uma ferramenta essencial para crianças e nunca podemos imaginar uma escola sem ela. O mesmo podemos dizer sobre o laboratório de informática. Não ter estas instalações equivale a não estarmos preparando adequadamente as nossas crianças para serem bem-sucedidas no futuro. Agora, precisamos reconhecer as lições de vida do habitat assim como fazemos com os livros e computadores. Ele é, de fato, uma necessidade básica para a educação de nossas crianças.

Habitat é um termo utilizado na ecologia, que compreende o espaço e o ecossistema onde os várias espécies se desenvolvem, dentro de uma comunidade, e isso inclui os fatores onde os animais, como aves, peixes, mamíferos etc., vivem, se reproduzem e morrem, como terra, água, mar etc.

compostpor Lucia Legan

Dica: Slideshow (fotos) das tranformações provocadas pela implementação do programa Habitats na Escola

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s