Ano novo, novo jardim – como enriquecer o solo

Feliz Ano Novo! Um tempo perfeito para começar um novo jardim! Então você testou o solo e descobriu que está horrível para plantar! Areia em demasia ou duro como pedra? Existem várias técnicas que podem ser usadas para melhorar o solo:

forest-1768667_1920Matéria Orgânica

Se você entrar em uma floresta antiga notará que o solo está coberto por uma camada de folhas e galhos. Esta matéria orgânica serve para proteção. Agora veja se o solo está nu. Tudo que um dia viveu deve retornar ao solo, para proteger e adicionar nutrientes. As folhas que caem das árvores devem ser deixadas sobre o solo para que lá se decomponham. Não use a vassoura! Os restos de alimento da cozinha podem ser compostados e retornados ao solo.

cow-dung-272827_1920Esterco Animal

De volta para a floresta…
Muitos animais podem ser vistos mexendo na serrapilheira (a camada de matéria orgânica), enquanto os pássaros ocupam o dossel (as copas das árvores) da floresta. Eles estão se alimentando de frutos e insetos, e deixando seus resíduos. Este depósito de excrementos animais age como um fertilizante para as plantas. O esterco animal é uma rica fonte de nitrogênio e potássio. Na prática, parece que nunca há suficiente esterco para a horta, portanto colete o máximo possível.

O esterco fresco não deve ser posto diretamente nos canteiros, pois pode intoxicar as plantas e reduzir a fertilidade do solo. É melhor usar esterco seco bem “curtido”, compostado, ou faça deste um biofertilizante líquido misturando com água e deixando fermentar.

garden-1208987_1920Ventilação

Se o seu solo é seriamente compactado, use um forcado ou picareta para fazer furos. Estes ajudam na circulação de ar. Algumas plantas, como o nabo forrageiro, as batatas, a abóbora e o confrei também ajudam a quebrar a compactação do solo. Se a área trabalhada for grande, existem máquinas para fazer este trabalho.

shredded-wood-407024_1920Cobertura Vegetal

A matéria que se acumula por cima do solo é chamada cobertura vegetal ou “mulch”. Uma cura universal para os solos é a adição dessa matéria orgânica. Quando o solo é argiloso, a cobertura vegetal ajuda a infiltrar melhor a água e o ar. Quando ele é arenoso, é também a cobertura vegetal que ajuda a reter mais água próxima da superfície. Esta matéria orgânica, quando adicionada sobre a superfície do solo, também tende a neutralizar a acidez.

parsley-246557_1280Plantas

As plantas são também ótimos indicadores da qualidade do solo. Quando apresentam manchas amareladas ou brancas nas folhas, frutos subdesenvolvidos ou falta de vitalidade geral, o solo pode estar deficiente em minerais. Neste caso, as ervas acumuladoras de micronutrientes são ideais como cobertura vegetal viva em volta das demais. Estas ervas são resistentes e fáceis de cultivar. Afinal, faz mais sentido adicionar biomassa na forma de plantas vivas ao jardim do que depender de aditivos químicos que destroem o frágil equilíbrio dos organismos do solo.


green-manure-767391_1920Adubação verde

Use a adubação verde para fertilizar ou condicionar o solo. A adubação verde aumenta a quantidade de matéria orgânica e do nitrogênio disponível no solo. Quando cortadas antes que alcancem seu crescimento máximo, as plantas se decompõem rapidamente. Misturado no solo irá aumentar a quantidade de nitrogênio disponível. Deixe descansar durante uma estação e a terra estará mais fértil, pronta para uma grande produção de alimento.

Proximo PDC no Ecocentro IPEC

pdc-2

Um comentário sobre “Ano novo, novo jardim – como enriquecer o solo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s