Como trabalhar com Cinco R

Muitos ecologistas concluíram que a crise ambiental não acontece por falta de recursos, mas, sim, devido à exploração e distribuição injusta dos recursos. Eles acreditam que o declínio ambiental é resultado do desperdício e da busca de lucro excessivo. Creem, também, que a mentalidade industrial deve ser desafiada. Isso significa mudar modelos exagerados de consumo, especialmente nos países industrializados, onde essa cultura tem um papel importante. Antes de comprar objetos novos pense no planeta:

Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reciclar.

Como, o quê e por que fazer?

art-89198_1920Pense bem sobre o que compra, você pode economizar dinheiro a longo prazo. Procure melhores informações sobre a durabilidade dos produtos, se pode obter peças substitutas, e quanta energia consome.

Reduzir a quantidade de bens comprados é uma medida eficiente e sensata para economizar energia e dinheiro. Por exemplo: você realmente necessita adquirir uma secadora de roupas ou pode secá-las ao sol?

ecological-buttons-710293_1920A reutilização de objetos faz sentido. Não existe razão para sucumbir à pressão de comprar o último modelo, mais rápido ou brilhante. Geralmente, quanto mais duradouro o produto, menos impacto ele causa na terra.

Se um objeto quebrou, tente consertar antes de pensar em comprar outro.

auto-491548_1920Uma vez que a vida útil do objeto tenha terminado, é tempo de reciclar. Troque-o, como parte do pagamento de um novo. Ou venda para uma pessoa que esteja procurando por peças para reposição. Transforme em um minhocário, em um bebedor de água para passarinhos, em uma lata de compostagem, dentre outras coisas. Solte sua imaginação!

Descubra quais materiais você pode reciclar em sua comunidade. Muitas vezes alguém está guardando uma pilha de coisas no quintal ou nos fundos de uma fábrica. Pergunte sobre doação. Planeje a reciclagem, e divirta-se!1.jpg

 

Um comentário sobre “Como trabalhar com Cinco R

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s