Conheça seu solo

O solo é fundamental para um jardim permacultural. Na verdade, o solo é importante para a existência da vida neste planeta. Ele é a base de quase todas as cadeias alimentares. A maior parte do que nosso corpo necessita para viver vem do solo, já que a saúde humana depende de alimentação saudável e isto vem de solos férteis e produtivos. O solo, diretamente, supre 98% do alimento mundial. A maioria das pessoas vive fundamentalmente de grãos como arroz, milho e trigo.

animal-1845319Nós dependemos do solo, mas destruímos muito mais do que a natureza pode criar. Isso pode levar a um desastre ambiental enorme. A boa notícia é que podemos dar uma mão para a Mãe Natureza criando solo.

Conheça seu solo

Se uma partícula de argila fosse do tamanho de uma ervilha, então as partículas do solo poderiam ser tão grandes quanto uma bola de pingue-pongue, ou até maiores. Nessa lógica, um grão de areia seria do tamanho de uma bola de basquete. Acreditem!

Os solos podem ser classificados em três categorias principais: areia, silte e argila. Cada uma identificada pelo tamanho da partícula básica. Solos arenosos têm partículas grandes e são geralmente secos, leves e pobres. Solos siltosos têm partículas menores e são relativamente úmidos e férteis. Solos argilosos têm as menores partículas e são pesados, retêm a umidade mais tempo e têm mais nutrientes.

know-your-soil
Solo Argiloso                           Solo Arenoso                                      Solo Silte

Solo argiloso

As partículas de argila medem menos de 0,002 mm de diâmetro. Elas são extremamente pequenas e só podem ser vistas por meio de um microscópio.

A argila é rica em minerais disponíveis, que são acessíveis para as plantas. Entretanto, solos argilosos têm pequenos poros e contêm pouco ar, retendo água. Isso pode causar excesso de água, o que priva as plantas de oxigênio. A argila se expande quando está molhada e contrai quando começa a secar. Os solos argilosos são grudentos e as partículas aderem bem umas às outras.

Solo arenoso

A areia é a maior partícula de rocha do solo, medindo de 0,05 a 2 mm de diâmetro. Ela vem da erosão de milhares de anos. Solos arenosos têm grandes poros e contêm ar, permitindo que a água passe facilmente.

A areia é rica em minerais, mas é difícil para as plantas absorvê-los. Solos arenosos são bem drenados e leves de se trabalhar. Podem ser melhorados misturando-se composto e matéria orgânica. Eles têm um som crocante e uma partícula não adere bem à outra.

Solo siltoso

Partículas de silte são ligeiramente menores, têm de 0,002 a 0,05 mm de diâmetro. Suas partículas só podem ser vistas pelo microscópio.

Silte são pequenas partículas de rocha quebrada, o tamanho de seus grãos fica entre os da argila e os da areia. O silte é rico em minerais disponíveis. Quando molhado fica pegajoso, mas não se dilata ou cola nas mãos como a argila. Nesse tipo de solo, as partículas aderem bem umas às outras e possuem muita matéria orgânica.

garden-1176406Ao recondicionar o solo, uma boa meta para se atingir é um solo lodoso, que é aproximadamente 1 parte de solo: 1 parte de areia: 1 parte de humus. Este tipo de solo tem uma boa mistura de poros grandes e pequenos. Os poros são necessários ao solo para que o ar, a água e os nutrientes possam circular facilmente e para que as raízes também possam se espalhar com facilidade.

Quer saber mais sobre o solo? Proximo PDC no Ecocentro IPEC

pdc-2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s