Nikolai Vavilov – Herói das sementes

Sementes, elas são o começo e o fim.  Proteger variedades de plantas e manter sua diversidade é um desafio constante. Um desafio que Nikolai Vavilov levou a sério.

seedsNikolai Vavilov, agrônomo russo, é reconhecido como um dos procriadores de plantas mais destacados atualmente. Ele juntou a maior coleção de sementes, cerca de 550.000 coleções dos cinco continentes. A sua meta era de proteger e aumentar a produção agrícola em um grande esforço para acabar com a fome no Planeta e, em particular, do seu próprio grande país.

Vavilov dirigiu seu trabalho identificando, colecionando e estudando plantas cultivadas para preservar sua diversidade. Ele, também, é autor de mais de dez livros sobre o assunto. Ele colocou em prática suas teorias de como salvar sementes de espécies preciosas e, com muita sorte, muitas das sementes que ele colecionou estão intactas até hoje.

Sua história termina com o seu triste aprisionamento sob o governo de Stalin na Rússia. Quando o exército de Hitler invadiu Leningrado, seus colegas cientistas juntaram tubérculos ainda verdes dos campos experimentais e esconderam no laboratório.

Enquanto vigiaram a valiosa coleção de sementes, alguns cientistas preferiram morrer de fome ao invés de comer os pacotes de arroz, milho e outras preciosas sementes em suas mesas.

Vavilov morreu na prisão em 1943.

Os princípios de sustentabilidade combinam a ciência com a ética de preservar a diversidade das espécies.

78366759O Pequeno Livro de Sementes, de Lucia Legan 2009

gardening-1117865_1920

Proximo PDC no Ecocentro IPEC.

pdc-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s