11 Arvores Úteis na Permacultura

As florestas têm se desenvolvido por milhões de anos para se tornarem os incríveis ambientes complexos que são hoje. Uma floresta representa um suprimento de recursos naturais renováveis vivos que são o segredo para a continuidade da vida na Terra. Elas são grandes organismos com muitas partes. As florestas suprem alimentos básicos, roupas, abrigo, combustível, temperos, matéria-prima para indústria e medicina para todos aqueles que nelas vivem sustentavelmente.

Os princípios da permacultura para uma floresta natural são:

• Preserve todas as florestas naturais

• Ajude a ampliar todas as florestas naturais

• Reconstrua áreas desmatadas

Uma floresta criada dentro dos princípios permaculturais é capaz tanto de abastecer as pessoas como de ajudar a diminuir o carbono na atmosfera e consequentemente o aquecimento do planeta.

Quando estiver criando sua agrofloresta prefira árvores nativas.  Por serem integradas ao ecossitema local elas serão, com certeza, suporte para passarinhos, insetos e outros animais da região.

  1.  Ingá (Inga edulis)  Ótima para parques infantis, com grandes frutos e madeira que é ornamental e muito forte. Ingá fixa nitrogênio no solo. Pode ser usado para forragem. Pode ser usado para sombra na produção de café ou cacau.

bamboo-1154424_12802. Bambu (muitas espécies), a rainha das plantas úteis. Mais de 1500 usos. Plantar variedades invasivas, agrupadas de bambu como leptomorfos pode causar problemas. Plante como cerca viva. As folhas podem ser usadas como cobertura de solo. Brotos de bambu ficam deliciosos com refogados. Móveis de bambu ficam muito bonitos no jardim.

3. Guandu (Cajanus cajan) fixa nitrogênio, portanto é excelente como adubação verde. Utilize como cerca-viva e para criar sombra para pequenas plantas.  Cozinha-se as sementes secas como feijão. Vida curta.

4. Tamarindo (Tamarindus indica) é nativo da Africa. Seu delicioso fruto é sucesso entre as crianças. Os brotos amargos são usados para apimentar alimentos. A madeira é muito forte. Flores, folhas e polpa tem valor medicinal.

tamarind-tree-323973_1280
Tamarindus indica

5. As Amoras (Morus spp) podem viver até 300 anos. Esta planta, facilmente propagada por estacas, é resistente a seca e apropriada a maioria dos solos. A fruta é deliciosa e pode seer desidratada para fazer farinha. As folhas e os frutos podem ser usados para alimentar porcos, coelhos ou galinhas.

foot-pitanga-477020_1280
Eugenia uniflora

6. A Pitanga (Eugenia uniflora) é uma árvore perfeita para a zona um, com suas folhas brilhantes e com frutas deliciosas. Suas flores brancas atraem abelhas nativas e outros insetos benéficos. As pitangas podem ser congeladas facilmente.

7. O Baru (Dipteryx alata) é uma árvore que cresce até 15 metros de altura. As castanhas do baru são deliciosas e podem ser adicionadas a biscoitos e pães. As flores atraem abelhas nativas e a madeira pode ser usada para construção.

tree-277970_1280
Azadirachta indica

8. O Nim (Azadirachta indica)  é uma planta nativa da Ásia, com raízes profundas e folhas largas. O Nim tem muito valor em terras áridas. A madeira resiste ao ataque de insetos e fungos e as folhas podem ser usadas para repelir insetos. Na Índia é uma das cinco árvores plantadas em locais sagrados, como companheira das mangas e dos figos.

9. O Tucumã (Astrocaryum vulgare) é uma palmeira brasileira que dá frutos deliciosos e ricos em óleo. As folhas e as fibras são usadas para cobrir as casas e o tronco pode ser usado para construção.

10. O Angico (Anadenanthera falcata) é uma árvore leguminosa que pode crescer até 35 metros. As folhas podem ser adicionadas no composto ou mulch.

annatto-seed-385984_1280
Bixa orelana

11. Urucum (Bixa orelana)  Utilizado como corante natural, tolera podas drásticas.  Urucum  é uma linda árvore ornamental que pode ser usada como matéria orgânica. Utilize como cerca viva para criar sombra no jardim.

78366759Ecocentro IPEC

Proximo PDC no Ecocentro IPEC.

pdc

4 comentários sobre “11 Arvores Úteis na Permacultura

    1. Obrigado Mauricio, A árvore Nim não é uma planta proibida ou estritamente invasiva no Brasil, MAS pode tornar-se invasiva se não for bem manejada. Não é adequado para arborização e jamais para o reflorestamento. Manipulada de forma correta tem inúmeros benefícios. Deveria ser restrita para trabalharem seus produtos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s