10 aromáticas fáceis de plantar

Há milhares de anos as pessoas usam as plantas para curar e embelezar. Em todo o mundo as populações indígenas desenvolvem conhecimento através da observação e experimentação com plantas. Historicamente, as mulheres em particular, foram as responsáveis pela coleta dos alimentos e das ervas para administrar a medicina e cuidar dos feridos e doentes.

rosemary-123261_1280.jpg Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta perene que cresce rapidamente quando podada. Ela é nativa do mediterrâneo, portanto gosta de manter suas raízes drenadas. Problemas com apodrecimento das raízes podem ocorrer se a drenagem for precária. Posicione o alecrim no topo da espiral de ervas. Ele tem a  reputação de melhorar a memória.  É um símbolo da fidelidade entre os amantes.

cymbopogon-272641_1280.jpg O Capim Santo (Cymbopogon citratus) é uma planta perene, semi resistente, que cresce em tufos de até 1m de altura. É nativo da Índia.  As folhas e talos jovens são utilizados em refogados. O Capim Santo é um excelente efeito de borda, especialmente em  volta de uma horta mandala.

cilantro-1287301_1280.jpgO Coentro (Coriandrum sativum) é uma das ervas mais populares do mundo! Ele gosta de climas frescos e de solo rico e úmido. Em climas mais quentes a planta tende a produzir muitas sementes. O coentro tem sido cultivado como tempero e planta medicinal por, no mínimo, 3000 anos. É mencionado em alguns textos em sânscrito, e já se acreditou um dia, que conferia a imortalidade.

chive-967674_1280.jpg A Cebolinha (Allium sp.) é muito fácil de cultivar e de cozinhar. Ela gosta de, no mínimo, seis horas de sol por dia. Plante-as sozinhas ou em consórcio com outras ervas, como o tomilho e a salsa. Há registros do uso das cebolinhas, na China, com mais de 4000 anos. O alho tem importantes propriedades medicinais. Os chineses dizem que seu poder medicinal é proporcional a força do aroma.

dill-194469_1280.jpg O Endro (Anethum graveolens) prefere muito sol, mas precisa de proteção contra ventos fortes. Reproduz-se a partir das sementes, plantado em solo rico e bem drenado. Mascar folhas de endro ajuda a aliviar soluços. Os magos utilizavam o endro nos feitiços, enquanto meros mortais faziam infusões da planta com vinho para aguçar a paixão.

basil-932079_1280Manjericão (Ocimum basilicum) é um membro da família da menta e apesar de muitos pensarem que veio da Itália ele é uma planta nativa da Ásia e África. O manjericão gosta de muito sol, e de ser bem regado. Quebre as pontas e flores que estão crescendo para a planta ramificar. O manjericão cresce muito bem pelas sementes. No Haiti ele pertence à deusa do amor Erzulie, como um poderoso protetor, e no interior do México o manjericão é carregado nos bolsos para atrair a resposta a um olhar apaixonado.

marjoram-115353_1280.jpgmanjerona (Origanum majorana) é uma perene que gosta dos solos com drenagem rápida. Corte-a para que cresça mais. A manjerona foi criada por Afrodite como símbolo da felicidade. Os antigos gregos a utilizavam em banhos, em chás e para temperar a carne. Manjerona é encontrada nos casamentos e velórios, sendo usada nas coroas das noivas, dando conforto aos familiares.

lavender-815765_1280.jpg Menta (Mentha sp) é uma perene que prefere sombra parcial, solo úmido e bem drenado. A menta propaga fácil por galhos ou divisão. Os egípcios, os gregos e muitas outras culturas utilizavam a menta para dar sabor aos alimentos. A doce deusa Perséfone impediu que Hades, o rei do mundo inferior, abusasse de uma ninfa chamada Minthe metamorfizando-a numa erva doce e cheirosa que ficou sendo conhecida como menta. A menta também era utilizada em funerais junto com o alecrim e o mirto para espantar o aroma de tristeza.

parsley-246557_1280-2.jpg Salsa (Petroselinum crispum) precisa de água regularmente. Deixe as sementes imersas na água durante a noite e então plante em solo rico e úmido. A salsa é bi-anual. Colha as folhas externas primeiro. A salsa era usada para coroar os vencedores nos jogos ístmicos e decorar as tumbas. Os romanos foram os primeiros a descobrir o valor medicinal e sua utilidade como tempero.

ladybug-1428899_1280.jpg Sálvia (Salvia officinalis) Já dizia o antigo ditado: “Onde cresceis a sálvia saudável e vigorosa, naquele lugar domina a mulher poderosa”. A sálvia e uma das mais sagradas e adoradas dentre as plantas medicinais. Os nativos americanos utilizam a sálvia para purificar o ar e abrir caminho para o Grande Espírito. Na Europa, as mulheres bebem a sálvia para obter longevidade. Também era colocada sobre a porta para barrar a entrada dos maus espíritos. Sálvia nasce fácil de sementes. Gosta de solo bem drenado. Desbastes fazem a planta crescer mais densa.

78366759.jpg Ecocentro IPEC 2014

pdc-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s