Como fazer um Hotel para Insetos

Eu amo insetos! Amo-os porque passam grande parte do seu tempo polinizando as flores das árvores, e este trabalho é responsável pela maior parte do alimento que comemos. Alguns dos insetos mais estranhos passam seu tempo ajudando a decompor a matéria orgância e participam na formação do solo. Já imaginou o que seria deste mundo se não existisse o Cascudo “Vira Bosta” para trabalhar com o esterco de tantos animais? Eu amo muito os insetos também por suas aparências exóticas.

Por viver em um espaço urbano, sinto que tenho uma responsabilidade em colaborar com meus pequenos amigos insetos para encontrar abrigo e habitat. Um lugar onde possam descansar, por ovos e reproduzirem-se. No inverno os insetos precisam de pequenos nichos para se esconderem. No verão precisam de lugar para ninhos. Por isto decidi fazer uma “Love Shack” para eles. Uma casinha do amor para que possam viver melhor. Se você ainda não sabe se gosta de insetos continue lendo…

1888444_10152868293389347_4308777823517908431_n

Os insetos ajudam a manter o equilíbrio no ecossistema do jardim. As Libélulas são predadoras, e comem outros insetos, inclusive mosquitos. As Joaninhas são primariamente conhecidas como predadoras de Afídeos, mas também comem muitos outros insetos conhecidos como pragas na agricultura. O Cascudo Vira Bosta tem um papel importantíssimo na saúde dos solos. Eles enterram o esterco dos animais agrícolas, o que melhora a reciclagem de nutrientes e a estrutura do solo. As formigas são as engenheiras do ecossistema. Constroem galerias e corredores subterrâneos imensos, o que melhora a porosidade e a capacidade de absorver água no solo. As formigas também promovem alterações químicas no solo, regulando o pH e aumentando a quantidade de nutrientes.

É hora de ação! Vamos fazer uma Casinha de Amor (Love Shack) para os insetos e incentivá-los a cuidarem de seu jardim. Com uma “Love Shack” destas no jardim você pode ter certeza que suas flores, ervas e vegetais serão sempre polinizados. Assim você também estará contribuindo para a saúde do ecossistema e de todos os organismos, inclusive a sua.

Perma checklist:
  • Abrigo para insetos
  • Contribui para a saúde do ecossistema local
  • Ciclagem de materiais e nutrientes
  • Incentivar os insetos a se moverem dentro do jardim ajuda na polinização e na decomposição da matéria orgânica

Como fazer?

  • Uma caixa aberta, ou uma prateleira de madeira (importante ser de madeira de lei, para não ser devorada)
  • Uma variedade de galhos e pequenos troncos, pinhas e folhas secas
  • Bambu
  • Pedações de madeira com furos e vãos abertos
  • Tijolo velho
  • Cola quente e cola fria
  • Um pedaço de material ou sombrinha velha para servir de telhado
  • Arame para pendurar o hotel acabado ou algum tipo de fixação elevada na parede ou em poste
insectshack1
Como construir:
  1. Faça vários furos, de vários tamanhos, nos pedaços de madeira, troncos e tocos. Use as brocas mais finas e mais largas de que dispõe. Cada inseto vai escolher a casa apropriada ao seu tamanho.
  2. Corte todos os blocos e galhos no mesmo comprimento para encaixarem na prateleira ou caixa que escolheu.
  3. Ponha a caixa aberta no chão e comece a posicionar os pedaços de madeira, pinhas, galhos, tocos, folhas secas, pedaços de bambu, e tijolos velhos de forma a criar muitos nichos, e com um bom aspecto. Seja tão criativo quanto quiser:
  4. Uma vez que esteja satisfeito com o arranjo use a cola quente para manter todos os ítens no lugar. Comece colando na parte mais baixa e vá preenchendo o espaço. As peças de baixo apoiam as de cima. A cola é só para manter tudo estável.
  5. Use as folhas secas para preencher espaços que ficaram entre os pedaços.
  6. Pronto. Ponha a sua “Love Shack” de insetos na localização desejada. Ela deve estar acima do nível do solo de forma que não receba muita umidade. Lembre-se que, ao escolher um local, este deve estar protegido do vento e da chuva torrencial, dos pássaros e de outras ameaças.

Se o seu foco está em criar um abrigo para abelhas nativas deve considerar que diferentes espécies de abelhas exigem diferentes tamanhos de nicho para suficiente abrigo e espaço para por ovos. Para abelhas experimente deixar vãos de 1 a 2 cm aparte e não faça furos que trespassem a madeira.

Pensamento para reflexão

“Eu tenho atração por abelhas porque eu gosto de mel. É muito delicioso. O produto das abelhas é uma coisa que nós não sabemos fazer. Não é lindo? Eu acho que as exploro demais. Até mesmo estes insetos tem algumas responsabilidades. Trabalham juntos muito bem. Eles não tem constituição, não tem leis, não tem polícia, nada, mas trabalham bem juntos e com eficiência. Isto graças a natureza. Da mesma forma, cada parte de uma flor é feita pela natureza, não pelas pessoas. A força da natureza é algo realmente memorável. Nós seres humanos temos constituições, nós temos leis, temos uma força policial, temos religião, temos muita coisa. Mas na prática eu penso que estamos atrazados em relação aos insetos.” Dalai Lama

dscn3772

Por Laila Helena

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s