Como fazer adobe

Quando mudamos para Pirenópolis já estávamos apaixonados pelo Adobe. O tijolo de barro seco ao sol (adobe: do árabe al tob) é a forma mais antiga de construir com barro. Há registros de seu uso há mais de 10 mil anos nas mais variadas regiões e climas. Nossos vizinhos (e grande parte da cidade) vivem em casas de adobe, assim como nosso cinema, teatro e a igreja matriz.

Hassan Fathy (1899-1989) foi um notável arquiteto egípcio pioneiro no uso da tecnologia, hoje considerada apropriada para construir no Egito. Utilizando métodos de design e materiais antigos ele resgatou o uso do adobe na modernidade. É conhecido por ter integrado a situação econômica rural do país com o vasto conhecimento da arquitetura antiga e técnicas de design de cidades. Seu trabalho ficou para a história porque ele também treinou os moradores locais para fazerem seus materiais e construírem suas próprias habitações.

É possível fazer blocos de adobe com qualquer tipo de barro, eles não exigem uma mistura precisa de argila e areia. São secos ao sol e não levam mais do que alguns dias para ficarem prontos. É preciso observar, porém, que dependendo da qualidade do solo os blocos serão mais ou menos resistentes. O barro ideal para fazer adobe tem cerca de 30% de argila em sua composição.

A receita básica é: 

  • Terra (subsolo)
  • Água
  • Palha de arroz picada (ou outra fibra vegetal resistente)
  • Formas, geralmente de madeira

011

A massa para assentar os adobes na parede é a mesma com que se faz o próprio adobe. Dessa maneira uma casa pode ser construída sem usar cimento.

A melhor (e mais divertida) maneira de preparar o barro é com os pés, pisando sobre a terra enquanto ela vai sendo molhada.

A palha picada é acrescentada durante o processo de pisoteamento.
É importante que ela esteja bem misturada ao barro.

Com a prática, você descobrirá a quantidade de água mais adequada para preparar os blocos.  Mas fique atento para que a mistura não fique molhada demais.

DSC_5221
Bioconstruindo – Ecocentro IPEC

Quando obtiver uma mistura homogênea coloque o barro nas fôrmas começando o preenchimento pelos cantos. É importante arremessar a massa nas fôrmas (veja foto abaixo) para que não fique ar dentro dos tijolos.

DSC_5198O tamanho do bloco varia conforme a espessura que se deseja dar à parede e à facilidade de manuseio do material. Com blocos grandes é possível construir mais rápido, mas eles também são mais pesados e mais difíceis de trabalhar. Nossos adobes são 20x15x40

Assim que a fôrma estiver devidamente preenchida já é possível retirá-la. O barro manterá a forma desde que a quantidade de água esteja correta. Mas o tijolo recém-moldado não pode ser manuseado. Ele deve permanecer secando no mesmo local onde foi fabricado e deve estar protegido da chuva. Portanto, faça um planejamento antes de começar a moldá-los.

As formas podem ser unitárias, fazendo um bloco de cada vez, podem ser duplas ou com a quantidade mais conveniente. Isso depende do espaço disponível, das condições do terreno e do tamanho da equipe, entre outras questões.

O tempo de secagem dos blocos é de pelo menos três dias. Este período vai variar em função da quantidade de água usada, do tipo de solo e das condições climáticas da região. Considere os fatores e acompanhe a secagem de perto.

Dicas da tecnologia 

As paredes de adobe devem ser levantadas sobre um alicerce impermeável. Elas não podem ficar em contato direto com o solo, para evitar problemas de umidade. Os blocos de adobe são assentados da mesma maneira que os tijolos de barro queimado.

De vez em quando (em intervalos de um metro, por exemplo), podem-se fazer amarrações com arame farpado entre as fiadas, assim é possível melhorar sua resistência às tensões.

É preciso lembrar de colocar peças de madeira ou outro material que permita a marcação e fixação das aberturas no final da construção.

Uma parede de adobe pode servir como um reservatório de calor. Se estiver voltada para o norte ela pode ser deixada sem isolamento para moderar a temperatura. O ideal é que a parede seja grossa o suficiente para manter fresco o lado de dentro durante o dia, mas fina o suficiente para transferir calor quando cai a noite.

O adobe tem uma massa térmica relativamente densa, por essa razão esse tipo de construção é mais útil em climas tropicais. Em climas temperados o adobe é menos efetivo na manutenção do calor.

Fonte: Andre Soares (2007) – Soluções SustentáveisConstrução Natural

DSC_0846
A Casa Autônoma (Prêmio Planeta Casa) realizada pelo Ecocentro Ipec

2 comentários sobre “Como fazer adobe

  1. Muito legal. Parabéns, e o mais importante é estar resgatando uma técnica milenar que da oportunidade, para que pessoas com menor poder aquisitivo possam construir suas casas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s