O Segredo de Plantar em Vasos

Em 600 a.C. Nebuchadnezzar 11 criou os lendários Jardins Suspensos da Babilônia como consolo para sua esposa Medean, que havia perdido seus jardins naturais em sua terra natal. Estes jardins eram em telhados, varandas e terraços, transbordando de ervas, frutos, flores e árvores medicinais.

Diferente do passado, a maioria da população do mundo está hoje nas áreas urbanas. A medida que o espaço de vida diminui no mundo moderno, muitas pessoas estão vivendo em pequenos apartamentos.

CAT (113)Muitas pessoas sonham com um jardim, mas pensam que não é possível no espaço onde vivem. Bem, é possível! Existem várias estratégias para fazer um jardim em pequenas áreas urbanas.  Com um planejamento cuidadoso você pode criar um jardim comestível, ter espaço para lazer e para as crianças brincarem.

A maior parte dos pátios pode ser utilizada como uma extensão ao ar livre da casa. Determine que espaço você quer para recreação e utilize o restante para canteiros e plantações permanentes. Cestos pendurados são atraentes e são formas baratas de melhorar o visual de uma parede, muro ou pérgula. Recipientes permitem começar aos poucos e vão aumentando seu jardim enquanto você pega confiança.

boomcontainergardens

Quanto mais leve for seu recipiente, maior profundidade de solo você pode ter e mais plantas você pode plantar. Recipientes plásticos como sacos são alternativas baratas. Ervas aromáticas e flores comestíveis são um ótimo começo para adicionar aromas ao seu jardim. Morangos podem ser cultivados em vasos. Plantas que dão bem na sombra são ervilhas, alface, espinafre, rabanete, verduras orientais e verduras de salada.

O Segredo de Plantar em Vasos

1.  Utilize uma mistura de solo apropriada para vasos. Isto significa muito composto, areia e solo sem sementes de pragas. O solo de jardim não consegue preservar sua saúde em vasos e tende a compactar muito rápido. Fibras da casca do coco podem ser colocadas no vaso para manter a umidade do solo.

2.  Higiene dos recipientes  os recipientes precisam ser limpos depois da estação de crescimento, especialmente se as plantas estiverem doentes. Escove com sabão de coco.

3.  Em climas quentes utilize recipientes grandes. Isto fornece bastante espaço para as raízes, de forma que você precise aguar menos.  Aguar manualmente ou instalar um sistema de gotejamento economiza água.

4.  Aplique fertilizante freqüentemente. Utilize o chorume das minhocas ou faça um biofertilizante de foliares.

5.  Observe a necessidade de água das plantas. O manjericão sofre quando não é aguado, mas a lavanda vai apodrecer suas raízes se for colocada muita água.  O vento pode ter um efeito muito sério de secagem, principalmente em cestos pendurados. Observe os microclimas de sua casa.

Surpreendentemente, existem muitas plantas que se adaptam bem a pequenos vasos e potes, desde que suas necessidades de água e nutrientes estejam satisfeitas.  A lista de plantas não termina. Experimente outras variedades de plantas para criar um mini paraíso para insetos e passarinhos. As plantas para vasos mais fáceis são batata, alface, rabanete, tomate, pimentão, berinjela, pimenta, cenoura, feijão, verduras de salada e verduras orientais. Inclua um pequeno recipiente com água inventando uma mini-banheira para passarinhos.

vasos (1)

78366759.jpg Ecocentro IPEC 2102

 

 

2 comentários sobre “O Segredo de Plantar em Vasos

  1. Amei as dikas, adoro plantar, porém não entendo quase nada , portanto minhas plantas nunca vão muito longe.
    Mas gostaria muito de aprender como formar uma terra fértil, e assim ver minhas plantas crescerem !!!

    Curtir

  2. Bom dia! Me chamo Luiza Helena e moro em João Pessoa:PB e gosto de plantar hortaliças e algumas, como coento, cebolinha e outros e plantei cenoura todos em vasos, quero saber qual o tipo adubo ou fertilizantes que posso, pra que continue sendo organicas? Só pra que tenham melhor desenvolvimento. Agradeço desde já!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s