Como se faz sabão de óleo reciclado

Este é o post que vocês estavam esperando! Algumas coisas são necessárias e complexas. Outras são simples, porém desnecessárias. Sabão é uma daquelas coisas muito necessárias e muito simples. Fazer sabão a partir de óleo vegetal reciclado é uma arte-ciência.

O óleo vegetal usado pode ser um grande problema de poluição, quando descartado erradamente na pia. Uma gota de óleo pode poluir 25 litros de água, tornando-a imprópria para o consumo humano. Uma boa saída para evitar a poluição é fazer o seu próprio sabão utilizando o óleo de cozinha usado.

DSC_0014_2Um sabão semi-sólido é perfeito para lavar louças, e ainda deixa suas mãos mais macias. Se você ainda não está fazendo sabão comece a guardar o óleo usado na cozinha em garrafas plásticas fechadas até que tenha suficiente para fazer, ou se pretende descartar, jogue as garrafas fechads no lixo. É melhor que ir para o rio.

A história do sabão tem milhares de anos. Os babilônios (2800 AC) já faziam sabão há mais de 4000 anos atrás. Este sabão era feito misturando gordura animal com cinzas. Por volta de 1550 AC os egípcios misturavam gorduras e óleos com sais alcalinos para produzir uma substância similar ao sabão. E os fenícios usavam gordura de cabras com cinzas para fazer sabão no ano 600 AC. Os romanos já faziam sabão com urina no primeiro século DC. Os celtas faziam sabão a partir da gordura animal com cinzas específicas de algumas plantas, e chamavam a isto de “saipo”, a origem da palavra sabão.

Portanto, hora de fazer sabão!

A primeira coisa que você precisa fazer é coletar o óleo usado em alguma fritura. Minha fritura favorita são os chips de banana 🙂 Passe o óleo usado em um coador de café para remover os sólidos que estão misturados e vá guardando até que tenha no mínimo 3 litros.

Nesta receita vamos fazer sabão a frio. O processo de saponificação a frio é realizado pela mistura de ácidos graxos e hidróxido de sódio (Soda Cáustica). O óleo para este processo pode ser vegetal ou gorduras animais derretidas, ou uma mistura destes, inclusive óleo de oliva, coco ou qualquer óleo que você usa na cozinha. A reação química (saponificação) acontece entre estas duas substâncias de acidez diferente. O óleo é ácido e a soda é alcalina.

FullSizeRender-12
Após uma boa mistura, o produto acabado. A cor vem da casca da canela.

Ao fazer o sabão você deve ter muito cuidado, pois a soda cáustica é uma substância perigosa e exige o uso de luvas e proteção para os olhos. Nem todos os óleos perfumados, corantes ou aditivos sobrevivem a este processo, mas é possível experimentar com cuidado. A paciência é a maior virtude, e o processo de cura do sabão exige aguardar uma cura de 4 a 6 semanas, o que produz um sabão mais suave com boa capacidade de remover sujeiras e gordura.

safety (1)A soda cáustica é um material alcalino e altamente corrosivo que deve ser manipulado com cuidado. Nunca deixe água com soda cáustica sem observação ou em alguma área onde crianças ou animais domésitco possam ter acesso. Ao misturar a soda com água tenha cuidado para fazer em um local ventilado, pois existe a libertação de vapores tóxicos. Use luvas, óculos protetores e máscara.

Óculos de proteção: são essenciais para evitar que respingos atinjam seus ólhos ao misturar. Escolha óculos que protejam os lados dos olhos também.

Luvas de latex ou borracha: para proteção extra, aquelas que vão até os cotovelos são as melhores. Use mangas compridas também e sapatos fechados. Lembre-se dos respingos e misture sempre devagar.

Máscara: sempre use uma máscara de pintura para proteção contra os vapores.

alcol
Colocar paus de canela de canela ou cravo indento a garrafa de álcool. Descansar por 3 a 6 meses.

Você pode usar álcool com essência de cravo ou canela para enriquecer a cor do sabão. Para tornar este álcool, colocar paus de canela e cravo indento a garrafa de álcool. Deixe descansar por 3 a 6 meses.

Containers: Não use de alumínio, pois reage mal com a soda criando ainda mais vapores tóxicos. Use um balde de plástico para misturar.

ingred.jpgPara fazer sabão gel você precisa:

1 balde de plástico

2 litros de água morna

3 litros de óleo vegetal reciclado (usado)

500 gramas de soda cáustica

½ litro de álcool e 300 gramas de fubá

Método:

• Coloque a água morna e o óleo vegetal no balde de plástico. Misture bem.

• Adicione a soda cáustica. Cuidado com as mãos por que a soda cáustica pode queimar.    Novamente misture bem.

• Feito isso, coloque álcool e mexa vigorosamente.

• Em um pote separado dilua o fubá com um pouco de água. Agora, adicione a massa de fubá ao balde. Misturar bem por 10 minutos.

FullSizeRender-1Deixe o sabão descansar por sete a quatorze dias antes de usar. Isso é importante para neutralizar o efeito da soda cáustica.

Lembrar!  Use uma máscara quando estiver mexendo com a soda cáutica e faça o sabão caseiro em um lugar ventilado. Use um balde de plástico, pois a soda cáustica corrói os potes de metal!

sabao-estadaog

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s