Plantando com a lua

Isaac Newton estabeleceu as leis da gravidade, o que provou que as águas e marés são afetadas pelo campo gravitacional da lua sobre a Terra. Usando este conhecimento, podemos trabalhar com o ritmo da natureza e usá-lo em nosso benefício na jardinagem através das fases da lua.

fases lua

A cultura popular nos conta que os elementos terra, ar, fogo e água correspondem à específicos tipos de plantas. Terra corresponde às raízes, água corresponde ao crescimento de folhas; fogo à produção de sementes e ar às flores.

Mágica da Lua

seedlingsNa lua crescente, o campo gravitacional da lua lentamente empurra as águas, o luar crescendo e as plantas estão desenvolvendo suas folhas.

É uma boa época para iniciar o plantio e preparar o solo com composto e cobertura vegetal. Os tipos de plantas que preferem a lua crescente são anuais e produzem acima do solo, porém com suas sementes desenvolvidas dentro da fruta, como feijão, melão, vagem, pimentão, abobrinha e tomate.

Durante a lua cheia, a Mãe Terra é fértil trazendo humidade para o solo. O lençol freático esta subindo. Plante muitas sementes 2 dias antes da lua cheia, sementes absorverão mais nutrientes e germinarão rapidamente. Na lua cheia, celebre com a sua família e amigos.

root vegetableNa lua minguante a energia está retornando à terra, para as raízes. O luar está diminuindo. Esta é uma boa época para iniciar o plantio de plantas de raízes, como beteraba, rabanete, cenoura, cebola, batata e amendoim. Plante bulbos e transplante mudas. Esta é uma boa época para a poda.

Durante a lua nova a terra está descansando, pois o luar e o campo gravitacional estão fracos. Esta é uma boa época para cultivar, colher, transplantar e podar. Corte a sua grama neste período para que ela não volte a crescer rapidamente.

Um tempo para pensar em novos projetos para o mês que está chegando.

Quando a lua começar a crescer novamente, plante espécies anuais que desenvolvem a semente fora da fruta, como alface, espinafre, aipo, brócolis, repolho, couve-flor e grãos.

A vida é cheia de compromissos, muitas vezes não deixando que você plante na época certa. Talvez você terá que escolher entre plantar na fase correta, família e trabalho. Use sua intuição, mas lembre-se: plante!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s