Como fazer adubo verde em uma caixa – Soluções Urbanas

Percy Ross disse: “Muitas gotas fazem um balde, muitos baldes fazem um lago, muitos lagos fazem um oceano”. Eu resolvi começar a produzir Lentilha d´água em um balde e passar para um laguinho. Quem sabe? Meu lago poderá criar mais lagos e fluir para um oceano?

A Lentilha d´água (Lemna sp) é uma minúscula planta flutuante que é muito eficiente na limpeza da água, retirando o Nitrogênio e os fostatos, contribuindo para a retirada de fertilizantes químicos que possam ter sido introduzidos. A Lentilha d´água se reproduz rapidamente, acumulando Nitrogênio que pode ser usado para alimentar peixes ou para adubar a horta. Quando produzida para uma função em particular é muito útil como uma planta aquática para jardins urbanos. Mas é preciso lembrar de remover a planta regularmente para que não cubra toda a superfície da água.

duckweedstage1
Primeiros estágios da produção de lentilha d´água.
Funções permaculturais para a Lentilha d´água:
– Purificação da água em laguinhos e aquicultura.
-Alimento para peixes.
-Prover Nitrogênio para biofertilizantes e compostos no jardim.
-Abrigo para pererecas, peixes, cobras, insetos e outras criaturas da água.
Meus peixinhos (carpas vermelhas) adoram a Lentilha d´água, e eu não poderia produzí-la no mesmo laguinho onde estão, pois comem tudo antes que se estabeleça. Portanto introduzi a lentilha em um recipiente com água e um punhado de esterco de cavalo (nutrição para a planta). Após misturar um pouco terminei de encher o recipiente e coloqueio ao sol. Deixando os sólidos assentarem por uma semana (antes que a água fique anaeróbica) e então… “voilá”: Muita lentilha d´água para meu laguinho. Sete dias mais tarde uma porção de água já havia evaporado e a lentilha cobria toda a superfície.
Se a Lentilha d´água ficar sem controle vai se espalhar por toda a supeerfície de um laguinho por períodos prolongados de tempo, e isto pode levar a eutroficação (esgotamento do oxigênio) e bloqueio da luz solar para os outros organismos que vivem dentro da água, podendo até matar plantas e peixes. Portanto, se o seu laguinho tiver excesso de Lentilha lembre-se de remover uma quantidade (com uma peneira é mais fácil) e usar como cobertura no jardim ou misturar ao composto ou biofertilizante.
duckweedstagefinal
Uma semana mais tarde, a lentilha está pronta para ser transferida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s