Da terra para a mesa, da mesa para o homem, do homem de volta para a terra. Esse é o espírito do HUMUS SAPIENS™, uma tecnologia social inovadora que associa uso racional da água, aproveitando resíduos sólidos, e proteção ao meio ambiente.
O HUMUS SAPIENS™, desenvolvido pelo Ecocentro IPEC, é um sistema integrado de aproveitamento dos dejetos humanos constituído de sanitários compostáveis e um minhocário. Nos sanitários, os dejetos humanos são lançados diretamente em câmaras de compostagem, sem o uso de água para a descarga. Esse composto é levado posteriormente para um minhocário onde é produzido o húmus, um adubo orgânico excelente para a agricultura. Assim, o HUMUS SAPIENS™ fecha o ciclo da natureza sem agredir o meio ambiente, poupando anualmente milhares de litros de água.
Vantagens do sanitário compostável:
- Não utiliza água para descarga.
- Não produz efluentes.
- Não despeja em solos e rios a poluição associada às fezes.
- Não tem mau cheiro.
Como usar um sanitário compostável?
Usar um sanitário compostável é muito simples! Utiliza-se normalmente como qualquer outro sanitário. Depois, ao invés de dar a descarga, é necessário acrescentar uma medida de serragem para que a compostagem seja bem sucedida, abaixando a tampa do assento em seguida, para impedir a entrada de animais e manter a circulação do ar por termo-sifonamento. Só materiais orgânicos, como papel higiênico, podem ser colocados dentro da câmara. Outros materiais como absorventes, fraldas descartáveis, sacos plásticos e qualquer embalagem, devem ser descartados na cestinha de lixo.
Porque não usar água?
Ao invés de usar água para descarga, evitando um grande problema que é o esgoto, os sanitários compostáveis necessitam de serragem, matéria orgânica seca, indispensável para uma compostagem bem sucedida. Assim, evitamos o desperdício de água limpa, e transformamos o esterco humano em um adubo de boa qualidade.
Quanto tempo é necessário para que os resíduos sejam compostados?
Todos os sanitários devem possuir duas câmaras, enquanto uma está aberta, sendo utilizada, a outra fica interditada por quase seis meses – dependendo da época do ano e temperatura – para que ocorra o processo de compostagem.
O que é compostagem?
Compostagem é a decomposição de matéria orgânica seca e úmida realizada por microorganismos.
Porque não tem mau cheiro?
Além da serragem acrescentada para facilitar a decomposição e eliminar o mau cheiro, existe uma entrada e saída de ar, que através de termosifonamento – circulação de ar causada pelo calor – leva todos os gases produzidos pela chaminé.
Existe algum perigo em usar o solo produzido depois de pronto?
De forma alguma! Devido ao tempo prolongado e elevada temperatura dentro da câmara, o material resultante é totalmente inócuo, todos os patógenos humanos que possam estar nas fezes morrem bem antes do material ir para a terra.
O que eleva bastante a temperatura dentro da câmara é, além do próprio processo de decomposição que libera calor, a chapa metálica preta, voltada para o norte (devido a maior incidência de raios solares), que aquece a parte interior da câmara fazendo com que o material fique em torno de 60ºC.
Veja: Sanitário compostável 🙂