Vantagens do Sanitário Compostável

Da terra para a mesa, da mesa para o homem, do homem de volta para a terra. Esse é o espírito do HUMUS SAPIENS™, uma tecnologia social inovadora que associa uso racional da água, aproveitando resíduos sólidos, e proteção ao meio ambiente.

O HUMUS SAPIENS™, desenvolvido pelo Ecocentro IPEC, é um sistema integrado de aproveitamento dos dejetos humanos constituído de sanitários compostáveis e um minhocário. Nos sanitários, os dejetos humanos são lançados diretamente em câmaras de compostagem, sem o uso de água para a descarga. Esse composto é levado posteriormente para um minhocário onde é produzido o húmus, um adubo orgânico excelente para a agricultura. Assim, o HUMUS SAPIENS™ fecha o ciclo da natureza sem agredir o meio ambiente, poupando anualmente milhares de litros de água.

031.jpg

Vantagens do sanitário compostável:

  • Não utiliza água para descarga.
  • Não produz efluentes.
  • Não despeja em solos e rios a poluição associada às fezes.
  • Não tem mau cheiro.

Como usar um sanitário compostável?

Usar um sanitário compostável é muito simples! Utiliza-se normalmente como qualquer outro sanitário. Depois, ao invés de dar a descarga, é necessário acrescentar uma medida de serragem para que a compostagem seja bem sucedida, abaixando a tampa do assento em seguida, para impedir a entrada de animais e manter a circulação do ar por termo-sifonamento. Só materiais orgânicos, como papel higiênico, podem ser colocados dentro da câmara. Outros materiais como absorventes, fraldas descartáveis, sacos plásticos e qualquer embalagem, devem ser descartados na cestinha de lixo.

Porque não usar água?

sanitario_01Ao invés de usar água para descarga, evitando um grande problema que é o esgoto, os sanitários compostáveis necessitam de serragem, matéria orgânica seca, indispensável para uma compostagem bem sucedida. Assim, evitamos o desperdício de água limpa, e transformamos o esterco humano em um adubo de boa qualidade.

Quanto tempo é necessário para que os resíduos sejam compostados?

Todos os sanitários devem possuir duas câmaras, enquanto uma está aberta, sendo utilizada, a outra fica interditada por quase seis meses – dependendo da época do ano e temperatura – para que ocorra o processo de compostagem.

O que é compostagem?

Compostagem é a decomposição de matéria orgânica seca e úmida realizada por microorganismos.

banheiro seco 1Porque não tem mau cheiro?

Além da serragem acrescentada para facilitar a decomposição e eliminar o mau cheiro, existe uma entrada e saída de ar, que através de termosifonamento – circulação de ar causada pelo calor – leva todos os gases produzidos pela chaminé.

Existe algum perigo em usar o solo produzido depois de pronto?

De forma alguma! Devido ao tempo prolongado e elevada temperatura dentro da câmara, o material resultante é totalmente inócuo, todos os patógenos humanos que possam estar nas fezes morrem bem antes do material ir para a terra.

O que eleva bastante a temperatura dentro da câmara é, além do próprio processo de decomposição que libera calor, a chapa metálica preta, voltada para o norte (devido a maior incidência de raios solares), que aquece a parte interior da câmara fazendo com que o material fique em torno de 60ºC.

Veja: Sanitário compostável 🙂

ecocentro ipec.2012-9056

Um comentário sobre “Vantagens do Sanitário Compostável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s