Princípios da Permacultura

Os princípios da Permacultura oferecem uma direção para desenvolver a ética de cuidado com o planeta, o cuidado com as pessoas e a partilha dos recursos. Com estes somos levados a pensar criativamente e encontrar soluções para os diversos problemas/oportunidades:

cages-1152286__1801. Tudo está conectado. Observe e imite o relacionamento entre as plantas, os animais, as pessoas e a terra para que as necessidades de cada um sejam supridas por aquilo que os demais produzam naturalmente. A galinha, em seu estado natural, deposita esterco diretamente na terra, que com a chuva disponibiliza isto como alimento para as plantas.

sunflower-1160844_6402. Cada componente deve ter pelo menos duas funções. Um girassol pode ser plantado para produzir alimento humano, alimentar passarinhos e funcionar como para quebra- ventos para outras espécies. Tudo está conectado mesmo! Basta descobrir.

3. O posicionamento de cada elemento de um sistema vivo é estabelecido em função das trocas de energia necessárias. Posicione os componentes de acordo com 3373867a frequência de manutenção e uso de cada um para obter a máxima eficiência de trabalho.

4. Use recursos biológicos para economizar energia, assim como tratores vivos (animais) para manter a grama baixa ou minhocas para processar as sobras do almoço.

5. Estabeleça um ciclo para armazenamento e transporte de dscn9316nutrientes, água e energia, retendo-os e usando-os antes que se percam. Exemplo: Conecte seu telhado a tanques para armazenar água da chuva para a estação da seca.

6. Crie sistemas diversificados em pequena escala, e desenvolva permanência em uma agricultura florestal para produtividade intensiva.

7. Aproxime as plantas e crie diversidade. Quanto maior a diversidade de biomassa, mais versáteis ficam os jardins. Plante consórcios, como as “três irmãs” (milho, feijão e abóbora) e utilize os espaços verticais disponíveis com trepadeiras e estruturas de apoio para as plantas.

 
mandelbrot-1009704_6408. Observe e copie o desenho da natureza. Compreenda que o universo se manifesta em padrões e ritmos. Descubra os padrões que influenciam o seu espaço e integre-os em espirais, vórtices, dendritos e círculos no seu jardim e no sistema de água. A natureza nunca deixa uma linha reta!

9. Transforme os problemas em oportunidades. Use sua imaginação, observe o sistema natural e trabalhe com a natureza para descobrir soluções convincentes.

A habilidade de pensar melhor e encontrar soluções para é essencial para se adaptar às mudanças do mundo. Você pode encontrar muitos problemas enquanto planeja um jardim permacultural ou uma floresta de alimentos. Problemas na permacultura são vistos como oportunidades para aprender. Um “diário de sítio” é uma ferramenta ótima para acompanhar seu processo de descoberta enquanto as soluções surgem a partir das antigas observações.

por Andre Soares

Veja ‘Nature By Numbers’ 

 

main logo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s