Colete a água diretamente do Céu

A técnica de ferrocimento é muito utilizada no Ecocentro IPEC para coletar água do chuva. Pode ser aplicada em diversas funções, como cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva, tanques para aqüicultura, laguinhos e até piscinas. Em regiões com longas épocas de seca, como aqui no Cerrado, esta tecnologia passa a ser uma estratégia vital, pois pode ser utilizada para captar e armazenar a água nos períodos de chuva e garantir o fornecimento no período de estiagem. Aprenda como fazer ferrocimento 1 a 4 de Maio de 2016

ferrocimento_03.jpgO Ecocentro IPEC possui tanques com até 120 mil litros, porém o ferrocimento já foi utilizado com sucesso na construção de tanques de até 500 mil litros.

Vantagens do ferrocimento:

  • Baixo custo.
  • Não necessita manutenção.
  • Sua aplicação é muito simples.
  •  Tecnologia social viável para regiões com épocas de seca.

Do que são feitas as cisternas?

ferrocimento_01.jpgA cisterna de ferrocimento é feita com uma gaiola de ferro, tela de armação de 15/15cm e uma tela de viveiro de pássaros, amarradas com arame cozido, recoberta com camadas de massa de cimento reforçada, na proporção de 1 parte de cimento para 2 partes de areia.

Primeiro é necessário fazer a base da caixa, nivelando e compactando o chão, em seguida colocando cimento. Depois que a gaiola de ferro é colocada no lugar, é só passar o cimento por cima, dentro e fora. A primeira camada é feita com o auxílio de uma chapa para melhor aderência do cimento. A espessura da parede do tanque não ultrapassa 3 cm.

Como funciona a captação de água?

bio2009_438A água da chuva é captada através de calhas conectadas a telhados de edificações e a canos de PVC, conectados às caixas d’água.

Como é feita a limpeza da água?

Os filtros utilizados são simples: primeiro colocamos uma tela em cima da calha e depois um cano vertical com uma bola de plástico dentro, que flutua até um gargalo, deixando com que os primeiros minutos de cada chuva entrem primeiro no cano e depois saiam por furinhos na parte de baixo deste. Estes filtros fazem o trabalho de limpar a água da chuva, removendo alguma impureza do telhado, antes que esta seja armazenada na cisterna.

Existe algum problema com a proliferação de algas dentro da cisterna?

Não, as cisternas são completamente fechadas, protegidas da entrada de luz solar, o que faz com que a água permaneça de ótima qualidade por muito tempo.

Aprenda mais!

page_1.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s