10 vegetais fáceis de produzir

Aqui uma lista de 10 vegetais que você pode produzir com facilidade, mesmo sem experiência. Lembre-se das regras do bom jardim:

  • Plante o que gosta de comer
  • Plante o que gosta de cheirar
  • Plante o que gosta de ver

Seguindo estas regras vais estar sempre satisfeito com seu jardim.

Se você precisa de alimento simples e rápido, plante rabanetes. São tubérculos de produção rápida e ótimo valor nutricional. Experimente também com as três irmãs: comece plantando o milho bem espaçado, quando este já está com 20 cm plante feijões trepadores e siga plantando os espaços com abóboras que vão cobrir e proteger a terra.

Batatas podem ser produzidas em uma caixa ou pote. Em um pequeno espaço é possível colher vários kilos. Lembre-se de usar o espaço lateral e vertical.

1. Abóboras (Cucurbita spp.)
DSCN0055Abóboras costumam germinar na pilha de composto. Gostam de áreas quentes e ensolaradas da horta. Podem ser plantadas em uma leira com muito mulch. A preferência de pH está entre 6 e 7. Quando ficam amarelados é hora de colher. Corte o talo com uma faca afiada, deixando um pedacinho conectado à fruta, assim se previne o apodrecimento.

2. Abobrinha (Cucurbita spp.)
Também precisa de bastante espaço, similar aos pepinos. Abobrinhas têm muito cálcio e magnésio. A preferência de pH é entre 6 e 7. Após 8 semanas da semeadura as abobrinhas estarão prontas para colher. O melhor sabor está nas menores. Colha com frequência, pois as grandes perdem o sabor e servem melhor para recheados.

DSCN82363. Alface (Lactuca sativa)
Existem duas variedades principais de alfaces: de folha solta e de cabeça. Alfaces geralmente gostam de sombra parcial e solo bem drenado. Use mulch para reduzir as perdas de água. O pH deve estar entre 6 e 6,8. Alfaces precisam de 7 semanas para amadurecer e, se forem sempre regadas, terão sabor adocicado. Alface amarga é resultado de falta de água durante o crescimento.

1623689_988594207877833_600487172175580097_n4. Batatas (Solanum tuberosum)
As batatas gostam de um pouco de calor e podem ser produzidas empilhadas. Preferência de pH de 5 e 6,5. Quando as folhas começam a morrer, as batatas estão prontas para colheita. Não exponha à luz, pois ficarão verdes e brotarão. Após colheita mantenha-as em local seco e escuro.

carrots5. Cenouras (Daucus carota)
Cenouras são plantas bienais. Preferem sol e solo arenoso. Se o seu solo é argiloso misture com areia para deixar que as cenouras cresçam profundamente. Cenouras têm muita vitamina A, e o pH preferido delas está entre 6,5 e 8. Elas estão prontas para colher após 10 semanas. Quando o tubérculo está aparecendo acima do solo você já pode cortar algumas folhas para usar na cozinha.

6. Milho (Zea mays)
Semeie o milho em círculos ou blocos com suas irmãs 🙂  O milho gosta de solo bem drenado e sempre tem fome de nitrogênio, portanto use o biofertilizante de confrei. O pH deve estar entre 6 e 6,8. O milho está pronto quando os cabelos ficam marrons, entre 9 e 13 semanas. Coma no mesmo dia que colher. Assim é mais gostoso.

pepino7. Pepinos (Cucumis sativus)
Pepinos precisam de espaço para espalhar ou ocupar uma área vertical, Gostam de áreas ensolaradas com mulch. Adube com biofertilizante de confrei quando florescerem. Preferência de pH entre 5,5 e 6,8. Em 10 a 20 semanas você terá pepinos prontos para uma salada ou conserva. Colha com frequência sem arrancar a planta e eles continuam a produzir por um bom tempo.

root vegetable8. Rabanetes (Raphanus sativus)
São maravilhas, brotam rápido e produzem bem! Gostam de condições similares às cenouras e podem ser plantadas juntas. Preferência de pH entre 5 e 6.

9. Tomates (Lycopersicon esculentum)
Os tomates tipo “cereja” são um grande sucesso com crianças. Estas variedades são rústicas e produzem com abundância. Tomates adoram o sol e uma dose de suco de esterco quando estão florescendo. O pH preferido está entre 6 e 7. Se você for o primeiro a descobrir um tomatinho maduro, boa sorte! Tomates produzem em 10 e 20 semanas depois da semeadura.

10. Vagens (Phaseolus spp.)
São ótimas para ocupar espaços verticais, e gostam de muito sol. Vagens verdes necessitam de colheita constante, ou formam sementes (feijões). Use muito mulch. Preferência de pH entre 6 e 8. Estão prontas para colher quando ainda verdes e macias. Colha individualmente e a planta continuará a produzir.

por Lucia Legan

Créditos de foto: Simon Howden.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s