Qualquer barro serve para construir

A escolha da técnica apropriada para construir com terra depende, entre outras coisas, do tipo de solo disponível no local. Uma forma de identificá-lo é observar as técnicas tradicionais de construção na região.

É provável que as populações mais antigas já tenham feito os experimentos necessários para determinar se a terra local é própria para adobes, taipa de pilão, taipa de sopapo ou outras técnicas.

Os solos são, basicamente, uma combinação de areia, argila, silte, pedras e matéria orgânica. No entanto, a proporção de cada um destes elementos pode variar bastante. E as proporções fazem muita diferença. Normalmente, as camadas superficiais do solo têm quantidades maiores de matéria orgânica o que não é recomendável em construções. Portanto, é no subsolo que vamos buscar nosso material de construção. O ideal é separar a camada superficial do solo para utilizar no jardim e usar o subsolo para construir.

Untitled-2Todos os tipos de subsolo podem ser usados, mas é preciso descobrir qual a técnica adequada para que o seu tipo se torne um bom material de construção. Por isso é importante fazer alguns testes simples.

Para construir com terra toda a ciência dos solos pode ser reduzida em duas questões: Qual a proporção de argila e areia? Qual a reação do material à umidade?

Por dentro da terra

É possível fazer um paralelo entre as construções com terra e as estruturas de concreto, já que em um bloco de concreto armado você encontra diversos materiais.

Entenda a função dos elementos para conhecer melhor o barro que deve usar:

Agregado: pequenas pedras que adicionam resistência à compressão (exemplo: seixos). Presentes tanto no concreto armado (brita) ou no subsolo em forma natural.

Areia: partículas sólidas que funcionam como elemento base para a massa, são responsáveis pela resistência e rigidez do material. A areia é extremamente dura e inerte, o grão não altera seu tamanho com diferenças de umidade e temperatura. Você pode imaginar as técnicas com terra como construções que utilizam grãos de areia ligados pela argila. A areia deve estar presente sempre em maior volume, tanto no concreto armado quanto no barro de bioconstrução.

Estabilizador: o cimento funciona como um adesivo que se solidifica entre as partículas de areia e brita. No barro, esta função é cumprida pela argila, e em alguns casos, aditivos orgânicos como esterco fresco, gomas vegetais, urina animal, baba de cupim, etc.

Argila: realiza o trabalho do cimento, conferindo maleabilidade ao material quando está úmido e dando solidez quando seca. Se a terra usada na construção tem muita argila, podem ocorrer rachaduras ao secar. Mas na quantidade certa, e bem misturada, ela se expande penetrando nos espaços entre os grãos de areia. Ao secar contrai-se conectando firmemente as partículas de areia e as pequenas pedras formando um bloco sólido.

Fotos BC 2004 - 246_1.jpg

Ferro: os vergalhões são responsáveis pela resistência do bloco à tensão.

Palha: em alguns casos é adicionada à terra para aumentar a resistência às tensões. A capacidade da palha de dobrar sem quebrar permite que a parede se ajuste a pequenos movimentos, evitando rachaduras. A palha funciona de forma similar aos vergalhões no concreto armado. Outra vantagem da introdução da palha na mistura é que melhoramos o isolamento térmico. Quanto mais palha, menos troca de calor entre o interior e o exterior.

DSC_0004_1_4.jpg
Ecocentro IPEC 🙂

Fonte: Andre Soares (2007) – Soluções Sustentáveis, Construção Natural

Venha fazer a fossa de bananeiras, caixa d água e outras soluçōes no Biocontrunido Cidade de Ecocentro IPEC 1 a 4 Maio

4 comentários sobre “Qualquer barro serve para construir

  1. Muito legal! Estou querendo construir numa cidade de praia, onde os terrenos são praticamente só areia e muitos dizem ser impossível bioconstruir sem trazer terra boa de outro lugar, mas então pode ser possível usar a areia local misturada com algum outro material né! Muito obrigada pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s