Tratamento de água

Estação de tratamento natural de água.

  1. O primeiro passo da biorremediação é a caixa de gordura, tanque séptico localizado próximo à cozinha, embaixo do solo, um meio ambiente anaeróbico onde os sólidos começam a ser quebrados por microorganismos que se alimentam de restos de matéria orgânica.

FullSizeRender

2. Próximo, está o biodigestor, reator totalmente fechado ou anaeróbico, onde sólidos são separados da água e são digeridos por microorganismos anaeróbicos e tranformados em gases que serão liberados, ou que podem ser reaproveitados como gás de cozinha.

3. O reator seguinte, parcialmente aeróbico, pois cria uma transição entre ecossistemas anaeróbico e aeróbico, recebe a água tirada do biodigestor por uma bomba elétrica. Esta água continua rica em nutrientes e microoganismos detritívoros convertem nitratos dissolvidos, em gás nitrogênio, que sai do sistema para a Atmosfera ou é absorvido por plantas que seguem o processo.

4. Os tanques abertos contém bactérias aeróbicas que usam o oxigênio para converter amônia, o principal componente do lixo humano e toxina para muitas plantas, em nitratos que serão processados mais tarde.

living-machine25. O tanque que constitui um meio sólido úmido, completamente cheio de pedras e plantas como papirus, taboa, taioba e outras é um segundo ecossistema anóxico, com o fundo anaeróbico e o topo aeróbico. O segredo para o sucesso de um tanque deste tipo é a rápida circulação.

ecovi16. Os próximos tanques abertos, aeróbicos, são ecossistemas mais complexos, onde moluscos, lesmas, algas e peixes vivem entre uma grande diversidade de plantas. Estes já formam um ecossistema aquático com uma cadeia alimentar completa.

7. Após o terceiro tanque, as bactérias já terão completado a nitrificação da amônia em nitratos. E também, algas fixadas já teram degradado quase toda a matéria orgânica para que os moluscos possam digerir os restos.

8. A maior contribuição por parte das plantas vem do seu sistema de raízes que forma a melhor superfície onde comunidades de microorganismos podem viver.

9. Os microorganismos digerem todo o resto de nutrientes que sobram.

A água limpa resultante não é considerada potável porque não é para beber, mas pode ser descarregada na irrigação do solo ou em rios sem prejuízo ao ecossistema local. No Ecocentro usamos esta água para irrigação.

IMG_5120
Boom Festival – Fito Etar – estação de tratamento de águas residuais

 

7 comentários sobre “Tratamento de água

  1. Acho muito importante estas informações. Gostaria que este esquema tivesse o dimensionamento exequível a nivel de projeto. Qual deveria ser as medidas para realizar este projeto para uma família de 3, 5, 7 pessoas.

    Curtir

    1. Nesse sistema entra as águas cinzas tb (dejetos fecais), eu vi um video de um sistema parecido com esse no youtube, mas de menor complexidade.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s