Como fazer composto

O composto é uma forma de arte baseada na ciência. É um fertilizante feito em casa com sobras de comida.  Através da compostagem você pode intensificar o ciclo da vida ao mesmo tempo em que mantém seu jardim limpo. Em algumas casas mais de 80%  do lixo é matéria orgânica, que poderia ser aproveitada na horta. Este material pode ser processado através dos métodos de compostagem e tornar-se alimento para novas plantas.

A regra de ouro da compostagem diz: “o que sai depende do que entra”. Portanto, quanto maior a variedade de materiais introduzidos no composto, maior será a chance de obter um adubo rico e equilibrado no final.

Para fazer composto você precisa de 4 elementos importantes:

Carbono + Nitrogênio + Ar + Água = Composto

composdt

A  matéria orgânica ideal para usar nas leiras de compostagem pode incluir  restos vegetais frescos, como as sobras da cozinha, plantas aquáticas (aguapé, alface d´água, etc), esterco animal (de galinha, cavalo ou vaca), grama cortada, ervas e resíduos do jardim, papelão (sem tinta colorida), urina, espinhas de peixe e matéria vegetal seca (essencial), serragem ou palha. O nitrogênio é liberado da matéria orgânica fresca, e o carbono, da cobertura vegetal seca, formando o composto.

A relação carbono:nitrogênio (C:N) é a medida do conteúdo destes elementos na matéria orgânica crua. Pesquisas indicam que existe uma relação ideal baseada nos requerimentos nutricionais dos microorganismos presentes no composto, que é de 25 a 30 partes de carbono para uma parte de nitrogênio (30:1).  Mas a relação C:N não precisar ser exata. Saber os números exatos da relação do material a ser compostado não é tão importante como o manejo adequado da pilha. A experiência irá mostrar qual é a melhor mistura dos resíduos disponíveis. Tudo o que vai precisar ser adicionado para acelerar o processo é ar, que já está disponível, e água.

1

Existem várias maneiras de criar uma leira de compostagem.  Quanto maior a diversidade do material utilizado, melhor será a qualidade do composto produzido.  Em um local apropriado do jardim espalhe uma camada de aproximadamente 1 m² de material seco (folhas, palha ou papelão) , com 15 cm de altura.  Adicione uma camada de esterco animal. Passe um ancinho para  misturar esta camada com a anterior e molhe. Pare de regar antes que a água escorra pelo fundo. Adicione matéria seca e mais sobras da cozinha. E cubra com mais material seco.

Repita estes passos até que todo o material tenha sido utilizado e você tenha uma leira de um metro e meio de altura, certificando-se de que o cume está ficando arredondado.  Com o cabo do ancinho faça um buraco para entrada de ar no topo.

composdt - Version 2

Para testar se está compostando, introduza uma barra de metal. Deixe alguns minutos e remova. Toque o metal. Como está a temperatura?  Se estiver um calor desconfortável a temperatura está em torno de 40 a 50 graus, e a leira está boa.  Altas temperaturas são vantajosas, pois eliminam  sementes de ervas daninhas.  O calor gerado é resultado da decomposição da matéria orgânica. Para que isto ocorra, o volume da leira deve ser de, no mínimo, um  metro cúbico. O equilíbrio entre os diversos materiais também contribui para uma temperatura mais alta.

Revire a leira uma vez por semana, colocando as camadas inferiores por cima, para permitir a entrada de ar. O composto estará pronto em 60 a 90 dias.

composto1
O sistema de caixa é atraente e é uma forma conveniente de conter o composto em um espaço único. Criar caixas lado a lado permite a você ter uma produção contínua de composto.

O composto está pronto para ser usado quando apresenta uma cor escura  🙂

main logo

Um comentário sobre “Como fazer composto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s