O Mundo das Minhocas

Se as deusas criaram alguma criatura muito especial, esta só pode ser a minhoca.  As minhocas são um milagre da natureza pois exercem um importante papel na saúde do solo e das plantas. São o elixir da vida!

sd - Version 2Das 8000 espécies de minhocas conhecidas, 3000 vivem na terra. Entre estas a minhoca vermelha (Lumbricus rebellus), a minhoca tigre (Elsenia fetida) e a minhoca tigre vermelha (Elsenia Andrei). Estas minhocas são especialmente úteis para reciclar a matéria orgânica, transformando-a em húmus para o jardim.

Possivelmente você já faz compostagem com minhocas, mesmo sem saber, porque de qualquer forma as minhocas colonizam composteiras abertas. Mas se você realmente tem interesse nelas, pode criar minhocas especificamente para fazer composto.

Fazer uma casa (ou apartamento) de minhocas é uma ótima atividade para quem vive nos centros urbanos ou na zona rural. Antes de criar um minhocario é essencial que você pense sobre o sistema ideal para as suas condições, urbanas ou rurais. O sistema ideal deve ser:

  • simples de operar
  • a prova de ratos e inacessível para as moscas
  • fácil de colocar comida para as minhocas e fácil de esvaziar quando estiver cheio de húmus
  • fácil de retirar o chorume e facilitar uma boa ventilação
  • bem dimensionado para as suas necessidades
  • construído com materiais que não reajam quimicamente ao conteúdo do minhocário

Minhocários empilhados são ideais para varandas ou pátios. Este simples minhocário funciona com o princípio de caixas sobrepostas, uma bandeja para drenagem na base e caixas de produção em cima. A bandeja de drenagem possui uma torneira para retirar o fertilizante líquido.

fr - Version 3Coloque o material a ser decomposto nas bandejas. Isto permite que você utilize as sobras de alimento. Alterne as bandejas na medida em que o material vai sendo transformado em húmus. Permitindo assim uma produção constante. As bandejas podem se tornar um pouco pesadas quando cheias.

Divida as minhocas a cada dois meses. Presenteie amigos ou adicione-as  bandeja.

Samsung
Coloque o alimento sobre o solo. As minhocas sobrem para comer.

As minhocas, assim como qualquer outro animal, necessitam condições especiais para viver. Elas gostam de ambientes com pH neutro. É importante checar a acidez do minhocário regularmente. Se estiver muito ácido as minhocas vão se revoltar e fugir!

DSCN0467
Convide as crianças para trabalharem no minhocário. O húmus feito pelas minhocas pode ser utilizado em hortas, sementeiras e vasos.
  • Também é possível diluir chorume com água usado como biofertilizante (1:10).
  • As minhocas são constituídas de 80-95% água e também são altamente protéicas, o que as torna um alimento preferido das aves e peixes.

Dica: Minhocas trabalhando 🙂

por Lucia Legan

main logo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s