Como fazer adubo orgânico em pequenos espaços

Quer economizar? Dentro de casa ou no quintal, qualquer um pode fazer adubo para usar no jardim. Se você não tem um jardim, um pequeno espaço na garagem é suficiente, ou na varanda, ou até mesmo debaixo da pia da cozinha.

Na cozinha, produzimos uma grande quantidade de matéria orgânica que são as sobras do alimento preparado. Este material pode ser processado através dos métodos de compostagem e transformado em solo fértil. Assim você economiza tempo e dinheiro na cozinha e na horta.

Para fazer adubo no seu apartamento ou na sua varanda você vai precisar de dois recipientes: Um é para iniciar o processo. E quando o primeiro estiver cheio, você começa a encher o segundo. Quando o segundo estiver cheio, o primeiro já estará pronto para ser usado novamente e pode ser esvaziado. Lembre-se sempre que antes de colocar qualquer coisa pesada varanda você deve conferir se a estrutura suporta o peso.

adubo

Sozinhos, os restos de cozinha são muito úmidos para fazer o adubo. Você precisa acrescentar palha, folhas secas, pedaços de jornal (sem tinta colorida ou papel brilhante), papel cartão ou casca de coco. Você também pode usar serragem (de madeira não tratada). Tenha uma balde de materiais secos ao lado dos recipientes. Acrescente um punhado de terra (coletada na base de uma árvore saudável) em cada camada. Isso vai ajudar à multiplicar os micróbios benéficos.

Quando a composteira estiver cheia, deixe descansar por alguns dias.

Vire a pilha freqüentemente para permitir a entrada de ar (mais ou menos uma vez por semana). Misture o conteúdo de cada semana com uma pá de adubo.  O composto estará pronto em 45 a 60 dias aproximadamente.

compost mixers
Misturadores de compostagem

Acrescente em sua lata de compostagem:

Restos de frutas e vegetais, incluindo cascas de banana e de cebola, flores, batatas, e outros itens como cascas de ovos, pó de café e papel filtro usados, cinza ou serragem,  papelão, caixas de ovos, cabelos, fósforos usados, pão velho, leite, cascas de nozes, queijo mofado, yogurte, arroz e penas.

Não acrescente em sua lata de compostagem:

Não é uma boa idéia acrescentar alimentos que possam atrair moscas, tais como carne, ossos, frango ou peixe, nem fezes de cães ou gatos e na sua lata de compostagem urbana. Estes materiais liberam fortes odores e atraem ratos também. Não coloque fraldas descartáveis, nem papel brilhante de revistas, pois este material pode ter plástico ou liberar toxinas.

Recicle na cozinha, aproveitando o máximo dos alimentos, cuidando do lixo que produz para que seja o menos poluente possível e dando o destino adequado a tudo. Matéria orgânica não é lixo, e muita coisa que trazemos para casa pode ser reciclada lá mesmo. Com as sobras da cozinha, você pode fazer um ótimo composto para utilizar na sua horta, economizar muito e contribuir para um ambiente mais limpo.

por Lucia Legan

main logo

 

5 comentários sobre “Como fazer adubo orgânico em pequenos espaços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s