Como fazer Biofertilizantes

Biofertilizantes, para as plantas, são como uma vitamina de frutas para nós. A vitamina nos dá minerais, proteínas e alimento para os micro-organismos benéficos que nos mantém vivos. Os biofertilizantes oferecem os mesmos benefícios para as plantas. Estudos mostram que os biofertilizantes líquidos são excelentes alimentos para as plantas, fungistáticos, inseticidas naturais, repelentes e bacteriostáticos. São fáceis de produzir, sendo acessíveis para o jardineiro rural ou urbano.

As plantas precisam, basicamente, de 16 elementos minerais. Os mais importantes são o Nitrogênio (N), o Fósforo (P) e o Potássio (K).  Talvez você já saiba que alguns agricultores adicionam fertilizantes químicos (NPK) às suas culturas. Estes fertilizantes são sintéticos, e podem causar danos ao solo e à água do lençol freático, tornando-os salinos. Leia mais sobre NPK. Na permacultura usamos fertilizantes orgânicos, ou biofertilizantes, para alimentar o jardim. São muitas e variadas as receitas para biofertilizantes. Muitos jardineiros orgânicos possuem suas receitas preferidas para a saúde do solo.

biofertilizantes

Tonificadores para plantas doentes: 

Para os jardineiros nunca há esterco animal suficiente para o jardim. Colete o máximo que puder. Esterco fresco nunca deve ser colocado diretamente no solo, pois pode danificar as plantas e remover nutrientes do solo. É sempre melhor usar o esterco curtido (armazenado até esfriar), transformado-o em composto, ou em  biofertilizante líquido.

Pulverizador foliar verde: Em um balde, coloque dente-de-leão e outras ervas de raízes profundas, como confrei, salsa, cenoura ou repolho. Encha com água. Feche o balde e deixe por 2 a 3 semanas até que comece a ficar marrom. Aplique no solo ou dilua, e pulverize nas folhas.

dscn3788
Confrei (Symphytum officinale)

Chá de confrei: Chá de confrei é um excelente biofertilizante, pois se decompõe facilmente e contém uma boa dose de nitrogênio, além de vários outros minerais. Encha a metade de um balde com folhas e cubra com água. Deixe por quatro semanas. Dilua  até ficar da cor de um chá fraco. Coloque diretamente no solo ou utilize como pulverizador foliar.

Suco de minhoca: 1-Coloque o chorume ou o húmus do minhocário em um balde. 2- Misture 1 parte de chorume ou húmus de minhocas em 20 partes de água.

Ativadores bacteriais são combinações de fermentadores, ervas e outros micro-organismos combinados para acelerar a compostagem. Em um balde, coloque um copo de melado e um copo de farelo de arroz. Acrescente 10 copos de confrei picado, urtiga ou dente-de-leão, mais 10 copos de esterco de vaca e uma pitada de fermento de pão e cubra com água. Misture e tampe. Após um dia, adicione-o à pilha de composto.

Fonte: Soluções Sustentáveis, Permacultura na Agricultura Familiar de Lucia Legan

main logo

Um comentário sobre “Como fazer Biofertilizantes

  1. Estava procurando explicações sobre o uso de biofertilizantes e fiquei satisfeitíssima com a proposta . Graças por socializar informação e conhecimento sobre um outro jeito de organizar a vida: permacultura.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s