NPK, o que é isto?

As plantas vivem de elementos básicos que são encontrados no solo, tais como o hidrogênio, o oxigênio, o carbono e algumas outras dezenas. Os mais importantes são o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K). A saúde das plantas depende da disponibilidade destes  elementos vitais, e esta pode ser influenciada por muitos fatores.

leavf (1)

Nitrogênio

O nitrogênio (N) ajuda as plantas a usarem os carboidratos e a acumular energia. O nitrogênio controla como a planta irá se formar e como vai funcionar por dentro.

O nitrogênio ajuda a planta a processar proteína, o que ajuda na formação forte e saudável. As plantas que mostram deficiência em nitrogênio apresentam um caule fino e um crescimento lento. Uma planta que sofre a falta de nitrogênio nunca vai alcançar seu tamanho ideal.

Alguns sintomas desta deficiência são as folhas mais velhas amareladas, enquanto as folhas mais novas ficam suprimidas com o pouco nitrogênio disponível. O excesso também não é bom aqui. Plantas que encontram nitrogênio demais tem muita folhagem, mas não são fortes e podem desenvolver doenças com mais facilidade. O excesso de nutrientes pode  também afetar a quantidade de açúcar e vitaminas em frutos e legumes, alterando o sabor.

Fósforo 

O fósforo (P) é conhecido por ajudar as plantas na fotossíntese, o fósforo permite à planta respirar,  operando também na transferência e armazenamento de energia.

Plantas que não obtém fósforo suficiente apresentam caule fino e fraco. O seu crescimento é lento e as folhas mais antigas ficam escuras com tom azul-esverdeado. A capacidade de produzir sementes, flores e frutos é reduzida nas plantas com deficiência de fósforo.

Potássio

O potássio (K) é muito importante para o processo de fotossíntese e no auxílio do metabolismo do alimento, para obter energia. O potássio faz para a planta o mesmo que a laranja faz para nós: ajuda no movimento da água e na digestão dos outros alimentos. Potássio faz as plantas felizes 🙂

O potássio controla a absorção de água nos poros da planta como nos poros da sua pele. Plantas que alcançam pouco potássio não possuem energia suficiente para crescer direito, suas raízes não são bem formadas e têm o caule e as hastes fracas.

As pontas das folhas mais velhas parecem queimadas, uma vez que as plantas com falta de potássio não usam a água com eficiência. Pragas, insetos e doenças atacam com mais facilidade estas plantas.  Excesso de potássio pode inibir a condução do fósforo e outros elementos minerais.

leaves (1)

Observar as plantas pode lhe ensinar muito sobre o seu solo. Quando uma planta não está obtendo nutrientes suficientes ela apresentará alguns sinais. Os solos brasileiros  geralmente ácidos, o que pobres em fósforo, cálcio e magnésio e ricos em elementos tóxicos tais como alumínio, manganês e ferro.

elementosjpg

por Lucia Legan

main logo

 

 

 

 

Um comentário sobre “NPK, o que é isto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s