
Confrei
Minha planta de Confrei estava fugindo para fora do jardim, então decidi que estava pronta para ser dividida em várias novas plantinhas. Dividir para multiplicar o Confrei é uma tarefa simples. Durante uma lua minguante uma uma pá para cortar a planta verticalmente até a raiz. Procure partir a planta ao meio através da coroa, e remova a parte que vai multiplicar. Assim que tiver o Confrei fora da terra, a partir das raízes separe várias menores. Não perca as folhas. Use algumas para preparar um ótimo biofertilizante, outras para adubo verde e reserve as melhores para uma Tintura de Confrei. Eu normalmente re-planto a maior parte das raizes e separo algumas para fazer a tintura.
Confrei é originário da Europa. Tem sido usado na cicatrização rápida de feridas e lesões por centenas de anos . Na Idade Média, era popularmente chamado de “cola osso”, um tratamento bem conhecido para fraturas. Confrei também acelera a cicatrização de feridas e incentiva a formação de tecido. No entanto, devido às suas propriedades deve ser usado com cuidado nas feridas abertas profundas, pois pode causar o fechamento da ferida antes que tenha curada a parte mais profunda, o que pode levar a abscessos e infecções. A folha de Confrei também já foi alimento humano no passado, mas hoje as pessoas estão mais cautelosas com o uso alimentar da planta, pois contém compostos alcalóides (pirrolizidina) conhecidos por afetarem o funcionamento do fígado quando ingerido durante um longo período de tempo. Eu uso o Confrei externamente, e esta é a receita da minha Tintura de Confrei.
Materiais
- Vidro com tampa hermética
- Folhas e raízes de Confrei para 2/3 do volume
- Bebida alcoólica (Vodka ou Brandy) com 40% a 50% de álcool
Método
- Lave as folhas e raízes.
- Corte grosseiramente.
- Coloque em um frasco e encha com o álcool escolhido.
- Feche bem o frasco.
- Marque um rótulo no frasco com o nome , álcool e a data de decantação prevista.
- Deixe a tintura descansar por 4 a 6 semanas, agitando a cada 3 dias. Mantenha longe da luz solar direta e em lugar fresco.
- Seis semanas mais tarde, decanta-se a tintura separando os sólidos utilizando uma gaze ou filtro de papel.
- Ponha a tintura em um frasco escuro e armazene em um lugar fresco fora da luz solar. Pode guardar por um ano .
Com esta tintura eu posso agora fazer uma pomada de confrei natural, ótimo para os arranhões no joelho do meu filho. <3