Trator Vivo

Para os criadores de animais mais tradicionais, animais domésticos como a galinha, as codornas e os coelhos podem ser criados para coletar esterco. As galinhas podem trabalhar como tratores vivos, limpando canteiros e pomares, mas devem ser movidas com freqüência.

Tratores vivos são abrigos móveis que provêm muitos benefícios.  Enquanto os animais estão em uma área limitada eles podem virar o solo, eliminar sementes de invasores e insetos. Depositando nutrientes valiosos, como esterco e deixando o local pronto para replantar.

trator-galinhas

A vantagem dos animais em um sistema permacultural é que o material coletado é mais ou menos decomposto e abundante em bactérias. O esterco animal adiciona enzimas e bactérias ao solo, que são uma rica fonte de nitrogênio e potássio para as plantas.

Um sistema mais completo pode ser criado usando a rotação dos tratores de jardim. Assim você pode aumentar sua produção e multiplicar a colheita. O processo é simples: fazemos a divisão de seis canteiros no mesmo formato e rodamos as galinhas entre eles. Cada área é fechada.

chickenPrimeiro, o canteiro 1 é povoado pelas galinhas por dois semanas, depois é rastelado e em seguida semeado com vegetais. Enquanto você planta no canteiro 1, as galinhas já estão instaladas no canteiro 2. A galinhas revolvem a terra, removendo as ervas daninhas e comendo os insetos e sementes enquanto depositam esterco e põem ovos. O material organica e os restos de comida devem ser repostos freqüentemente. Depois de dois semanas mova o trator para outro local no jardim. Quando o canteiro 2 estiver pronto é preparado e logo recebe as sementes. Nessa hora as galinhas são transferidas para o canteiro 3. E assim por diante. Em aproximadamente oito semanas seu primeiro canteiro estará produzindo com carga total.

Dessa maneira o sistema de rotação prossegue com as galinhas comendo as sementes das ervas daninhas e os vegetais crescendo saudáveis e fortes. O esterco de galinha não deve ser utilizado diretamente nas plantas, pois pode queimá-las e retirar os nutrientes do solo. É mais comum curtir ou fazer um biofertilizante líquido.

trators vivos
Tratores vivos urbano e rural 🙂

Em locais onde as galinhas são a principal atividade, com o tempo os vegetais devem ser substituídos por árvores frutíferas. Assim, em dois anos você tem uma agrofloresta e as galinhas podem viver soltas em um ecossistema que se sustenta.

Dica: A chave para utilizar os animais para o recondicionar o solo é o manejo. Os animais não devem ser deixados em uma área por muito tempo, pois podem acabar destruindo, poluindo ou compactando o solo.

Fonte: Soluções Sustentáveis, Permacultura na Agricultura Familiar de Lucia Legan

2 comentários sobre “Trator Vivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s