Como fazer uma Horta Mandala

A  palavra mandala vem do sânscrito e significa círculo sagrado, santo ou mágico. A humanidade sempre usou as mandalas. O calendário Maia, a roda da medicina dos índios norte americanos, Stone Henge, as espirais celtas e a roda da vida tibetana, são símbolos originadosnas mandalas. A mandala simboliza o todo, os ciclos coordenados de tempo e espaço, unindo os caminhos do céu e da terra, ativando nosso poder interior de cura, amor e paz.

sd

O padrão mandala celebra o círculo, que nunca termina, mas está sempre começando. O circulo é uma das formas mais fundamentais na natureza. Ele é visto nas formas do sol e da lua cheia, na aurora e no arco-íris.

A jardinagem em círculos traz muitos benefícios: a irrigação é mais fácil e econômica, a área de cultivo é maior e mais bonita. Jardins circulares podem ser criados sob diversos temas, como um jardim italiano com orégano, manjericão, tomates, pimentas e alecrim Veja 10 vegetais fáceis de produzir. Ou um jardim medicinal, repleto de  ervas para chás. Um jardim em mandala é desenhado ao redor de uma peça central, que pode ser uma espiral de ervas, um laguinho, um espantalho ou uma árvore.

Quando fizer uma horta mandala, escolha uma área com diâmetro de 9 metros. Se tiver uma área maior pode tentar um diâmetro de 12 metros. Com ajuda de um amigo,  marque um círculo usando um barbante de 4,5 metros. Fique no centro com uma ponta enquanto o outro marca o círculo usando cinza ou cal. Marque o centro com uma pedra.   A partir do centro, marque outro circulo interior, com um barbante de 1 metro. Este será o centro da mandala.  Escolha um recipiente para um tanquinho ou construa um elemento bonito como peça central nesta mandala.

Untitled-1Agora marque outro círculo de 1,80 m, formando então um caminho de 80 cm de largura. A partir deste padrão você começa a marcar os canteiros “buracos de fechadura”. Estes canteiros permitem acesso fácil às verduras sem que seja necessário pisá-las. Divida o grande círculo em seis partes iguais. Estas linhas indicam os caminhos.  Dois dos caminhos serão a entrada e a saída. Os outros quatro serão as entradas dos “buracos de fechadura”.

Digitalizar0071
Marcações de horta

Os canteiros são plantados com espécies rasteiras,  algumas espécies arbustivas e outras mais altas. Plante as ervas de corte próximas aos caminhos. Reserve um lado dos caminhos para os vegetais de colheita constante e as áreas mais largas para aquelas de produção lenta.  Uma excelente barreira para invasoras é o confrei com o capim santo. Esta combinação ajuda a manter o capim fora dos canteiros.  Finalmente é hora de pôr a cobertura vegetal e plantar as mudinhas.  Use folhas, palha seca a até serragem como cobertural vegetal.

mandala1
Horta Mandala no Ecocentro IPEC

Dica: Para a inspiração – a realização de uma mandala tibetana

110-2Veja Mandalas Gratuitas e Mais padrões aqui!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s