O que é esta coisa – MULCH?

by

Quando perguntam por que ele não ara a terra, o índio americano, Smohalla do grupo Nez Percé não responde com uma explicação lógica que diz que o solo tem um valor intrínseco, mas, sim, prefere responder com uma pergunta retórica que revela sua grande identidade com a terra: “Devo eu arrancar os seios da minha mãe?”

Solo descoberto é solo danificado! Devido à expansão da agricultura e das áreas de uso intensivo da terra, as perdas de solo têm aumentado em muitas regiões. O Brasil perde mais ou menos 950 milhões de toneladas de solo superficial por ano.

Na permacultura o manejo do solo é fundamental para a produtividade e a saúde. Alguns cientistas desenvolveram sistemas complicados para descrever diferentes qualidades de solo. Estes sistemas muitas vezes são estrangeiros e podem causar confusão para quem quer, simplesmente, criar uma horta bonita.

Você pode faz-3

Mas não é preciso complicação para se ter um solo bom.  Também não importa o ambiente que você vive e nem o tipo de solo que possui, hortas férteis e bem estruturadas podem ser criadas rapidamente e sem especialistas a sua volta.

‘Mulch’ ou matéria orgânica é tudo o que um dia foi vivo. A matéria orgânica deve ser continuamente devolvida para o solo.  O método mais simples para adicionar matéria orgânica é através da cobertura vegetal.

cobertura

O cobertura vegetal vai diminuir depois de algum tempo no jardim, à medida que os organismos do solo o transformam em húmus. A área vai precisar de uma re-aplicação de cobertura duas ou três vezes por ano pelos próximos dois anos. Depois disso, só será necessário reaplicar uma vez ao ano. Você vai perceber depois do terceiro ano que existem menos pragas no jardim e que a saúde das plantas em geral aumentou.

DSCN9825

Dica: Nunca cubra as sementes com mulch. Espere até que quatro folhas brotam, em seguida, delicadamente cerca sua mudas com mulch.

One Straw Revolution por Masanobu Fukuoka (PDF download)

 

%d bloggers like this: