O que é esta coisa – MULCH?

Quando perguntam por que ele não ara a terra, o índio americano, Smohalla do grupo Nez Percé não responde com uma explicação lógica que diz que o solo tem um valor intrínseco, mas, sim, prefere responder com uma pergunta retórica que revela sua grande identidade com a terra: “Devo eu arrancar os seios da minha mãe?”

Solo descoberto é solo danificado! Devido à expansão da agricultura e das áreas de uso intensivo da terra, as perdas de solo têm aumentado em muitas regiões. O Brasil perde mais ou menos 950 milhões de toneladas de solo superficial por ano.

Na permacultura o manejo do solo é fundamental para a produtividade e a saúde. Alguns cientistas desenvolveram sistemas complicados para descrever diferentes qualidades de solo. Estes sistemas muitas vezes são estrangeiros e podem causar confusão para quem quer, simplesmente, criar uma horta bonita.

Você pode faz-3

Mas não é preciso complicação para se ter um solo bom.  Também não importa o ambiente que você vive e nem o tipo de solo que possui, hortas férteis e bem estruturadas podem ser criadas rapidamente e sem especialistas a sua volta.

‘Mulch’ ou matéria orgânica é tudo o que um dia foi vivo. A matéria orgânica deve ser continuamente devolvida para o solo.  O método mais simples para adicionar matéria orgânica é através da cobertura vegetal.

cobertura

O cobertura vegetal vai diminuir depois de algum tempo no jardim, à medida que os organismos do solo o transformam em húmus. A área vai precisar de uma re-aplicação de cobertura duas ou três vezes por ano pelos próximos dois anos. Depois disso, só será necessário reaplicar uma vez ao ano. Você vai perceber depois do terceiro ano que existem menos pragas no jardim e que a saúde das plantas em geral aumentou.

DSCN9825

Dica: Nunca cubra as sementes com mulch. Espere até que quatro folhas brotam, em seguida, delicadamente cerca sua mudas com mulch.

One Straw Revolution por Masanobu Fukuoka (PDF download)

 

14 comentários em “O que é esta coisa – MULCH?

    1. Ze das Couves

      curtido significa que foi deixado um período fermentando após ser utilizada em pelo menos três ciclos de criação de frangos de corte, esterco de ave (cama de frango) na vdd é serragem ou outro material rico em carbono que foi utilizado para forrar o barracão de criação. Após em média três criadas (45 dias cada+15 de vazio) este material é descartado e é rico em nitrogênio, fosforo e potássio

      Curtir

  1. arquinatura

    Olá. Só para agregar que a palavra mulche já está sendo usada no português brasileiro desde a década de 80. Assim, com “e” no final e pronunciada como a escrevemos (e não algo como “mâltch”, do inglês). Está lá no livro seminal do Edson Hiroshi Seó, “Unidade da Vida”, do início dos anos 80.
    Não é palavra dicionarizada ainda, mas se a utilizarmos, vai acabar sendo um dia.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fernando

    Olá! Tenho algumas dúvidas que, apesar de não saber se cabem neste espaço, aqui ficam: 1º tenho um recipiente com compostagem, cascas de fruta, resto de comida diversificada etc, etc que já venho juntando há bastante tempo, parte do composto já está em decomposição com algumas minhocas, pergunto se antes de fazer uma cobertura, posso espalhar o composto na terra, e só depois fazer a cobertura. 2º Estou a pensar fazer a cobertura com ervas daninhas arrancadas da própria terra, tenho ainda a possibilidade de usar folhas secas de sobreiro e agulha de pinheiro bravo, já ouvi dizer que existem folhas que podem prejudicar o desenvolvimento das hortaliças. 3º Estou a dar os primeiros passos, por isso pergunto quanto tempo no mínimo convém repousar a cobertura antes de plantar vegetais, pois gostava de começar ainda esta Primavera, porém, ainda não tenho o terreno com cobertura? Fico muito grato a quem me esclarecer minimamente. Sou de Portugal, Beira Baixa, região muito fria de Inverno, mas muito quente e seca no Verão.

    Curtir

    1. Andre Soares

      1.Pode sim 2.Evite agullhas de pinheiro como cobertura se possível. As outras folhas secas são boas. 3.Se estás com pressa experimente plantar sem repousar a cobertura. Observe os resultados, aprenda com a experiência e modifique aos poucos sua prática. O importante é fazer. Avance aos poucos e náo terá arrependimentos.

      Curtir

      1. Fernando

        Grato Andre Soares pela tua resposta, neste momento que te respondo já comi alfaces de um canteiro que plantei / semeei com alfaces, cenouras, beterrabas, cebolas, onde espontaneamente estão a nascerem mais 2 abóboras + 1 pé de tomateiro e, no sítios onde já colhi algumas alfaces, já semeei nabos e também espalhado pelo canteiro algumas sementes de rabanete 🙂 🙂

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s