Permacultura bioconstrução bioarquitetura

Como fazer uma espiral de ervas

 

A Espiral de Ervas é uma peça clássica dos jardins permaculturais. Tradicionalmente posicionada perto da porta da cozinha, para fácil acesso as ervas culinárias e medicinais. Quando bem feita, torna-se o ponto mais frequentado do jardim para refeições deliciosas ou quando um chazinho medicinal é necessário.

espiral de ervasTambém a espiral é uma celebração dos padrões da natureza.Projetando-se para cima e cria muitos micro-ecotones, bordas e nichos aleatórios com diferenciais de irradiação solar, temperatura e umidade, resultando em muitos micro-climas que atraem espécies variadas. Você pode tirar vantagem desta diversidade de oportunidades e produzir mais alimento por metro quadrado aproveitando o espaço vertical que também lhe proporciona melhor acesso na hora de colher

Os muitos microclimas criados com pedras ou tijolos ajudam-no a posicionar as ervas de acordo com suas necessidades de sol, sombra e drenagem. Ervas do Mediterrâneo, como o Alecrim, a Sálvia e o Manjericão preferem o topo ensolarado da espiral, onde a drenagem é boa e as raízes não apodrecem.

Espiralando para o céu

Existem muitas maneiras de construir uma espiral de ervas. Este artigo foca-se no método de baixo para cima. Primeiro escolha um ponto no jardim que lhe ofereça um mínimo de 6 horas/dia de luz solar direta.

spirals

Espiral de monte de terra

As espirais em montes de terra são ótimas para fazer com as crianças. Simplesmente forme um monte de terra de jardim com composto de 1 metro mais ou menos.

espiral de ervas

Uma vez que tenha formado um cone, compactando a terra com as mãos, posicione pedras a volta da base. Antes de fechar completamente o círculo de pedras comece a posiciona-las em uma curva ascendente para o interior, formando uma espiral tridimensional. Como pode ver na foto, pedras arredondadas podem ser usadas perfeitamente neste tipo de espirais. Algumas pessoas preferem fazê-las com paus ou bambu, o que funciona muito bem.

Plante todas as suas mudas e cubra o solo exposto com uma camada fina de matéria orgânica seca (murche). O meu material favorito para isto é o bagaço de cana picado.A medida que se decompõe libera açúcares que ajudam a ativar a microbiologia do solo.

PDC e Bio.png

Espiral construída

A espiral construída de baixo para cima é formada primeiro no solo, como um desenho com pedras, e gradualmente a terra de jardim é adicionada preenchendo os espaços e mais pedras são acrescentadas. É muito importante fazer a base exatamente no tamanho e forma que você deseja, mas procure não fazer uma base maior que 2 metros de diâmetro, pois você deverá alcançar todos os pontos da espiral sem precisar subir nela.  Continue acrescentando pedras e solo em elevação até que chegue ao topo naturalmente.

Como pode ver na foto, nós usamos pedras com, no mínimo, dois lados planos, que são as pedras encontradas no local.  Também já construímos espirais com tijolos e blocos de concreto. Uma boa opção é colocar um laguinho na base, criando habitat para animais aquáticos e um espaço para produzir agrião ou hortelã do Vietnam.

espirais

Conheça suas ervas

Descobrir as características das muitas ervas culinárias e medicinais que você deveria plantar para manter a sua saúde e a alegria da família enquanto mantém um belo jardim. Todas as planta tem suas preferências e características em altura, forma de crescimento, cores, formas, tipos de solo e regimes de umidade. Pesquise e descubra o que pode lhe ajudar a colocar cada planta no seu lugar ideal dentro do seu jardim.

Se a área que você dispõe para fazer o jardim é pequena, uma série de espirais de ervas e vegetais pode ser a alternativa bonita e produtiva que você precisa. Espirais são eficientes em água e energia, e podem ser irrigadas facilmente com um regador ou com gotejadores.

espiral de ervas.png

 

 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s