Subindo – Hortas verticais

Na mesma medida em que os apartamentos urbanos estão ficando menores, as casas estão ficando maiores e os jardins encolhendo. Você não precisa de um quintal grande se você quer plantar tomates, pepinos ou ervilha. Jardins verticais são perfeitos para pátios e sacadas, não importa o tamanho.

As possibilidades de usar plantas comestíveis para criar privacidade e proteção no perímetro do jardim são ilimitadas. Antes de criar uma horta vertical, faça alguma perguntas básicas:

• Quanta luz natural eu tenho?

• Que legumes, ervas ou flores crescem com essa quantidade de luz?

Com um pouco de poda e usando cordas e fios para direcionar o crescimento da planta, as plantas podem ser orientadas a atingir formas e funções magníficas.

2

Treplicas

Você pode obter uma grande produção numa pequena área, utilizando cercas para cultivar trepadeiras e plantas companheiras. Tripés podem ser usados para reunir várias trepadeiras e, ao mesmo tempo, servir de proteção para outros elementos, como um pequeno minhocário.  Lembre-se que todas as estruturas do jardim devem estar dispostas para melhorar as condições de crescimento das espécies. Se alguns pontos ficarem escuros demais, introduza objetos que refletem luz.

Um metro e meio é a altura ideal para a moldura vertical do pátio. Mais alto do que isso pode causar a instabilidade da estrutura. Para encorajar o crescimento lateral, é necessário podar a parte superior da planta. Isso não vai machucar a planta, vai encorajar a planta a brotar novos galhos laterais ou brotos laterais ao longo da haste principal e vai permitir o amadurecimento dos frutos já colocados.

vertical

Muros

Se o seu jardim tem uma parede sem graça, pense que isso é uma oportunidade de estender o seu espaço exterior. A situação típica das casas que tem pouco espaço entre o muro e a lateral da casa se torna uma área com possibilidades limitadas para projetar. Quando a cerca é usada apenas para separar do terreno vizinho, a sombra é um resultado inevitável. Adicionar vida à esses espaços vazios fica condicionado a plantas que têm uma estreita gama de características. Realçar a cerca com trepadeiras, plantas coloridas e objetos decorativos de forma transformar a parede em um lindo jardim vertical.

Muros podem ser usados para cultivar plantas e trepadeiras que resistem ao vento. Em climas frios talvez seja possível utilizar o lado do sol para plantas que preferem o calor.

DSCN4801
Vietnã

Pérgolas

Pérgolas podem ser acrescentadas para fornecer sombra e privacidade, estender áreas de convivência e maximizar os benefícios do sombreamento para o clima da casa e dos alimentos. A pérgola pode, também ser usada como um pequeno viveiro para plantar mudas.

O uso de apoios para trepadeiras auxilia as plantas a buscarem o céu e dão charme a casa. Eles podem ser lugares muito relaxantes para meditar, ler ou simplesmente assistir o jardim crescer. As grades permitem espaço para crescimento vertical em áreas que podem funcionar como corredores naturais sombreados. Podem ser cobertas com uvas, kiwis, chuchus, maracujás, melões, pepinos, abóboras, feijões ou ervilhas. Um pergolado perto da casa produz muita comida e ainda ajuda na refrigeração no verão.

Aonde você necessitar de sol de inverno, tenha a certeza de que suas trepadeiras são temporárias ou plantas que secam ou morrem durante o inverno.

30-12-2003

Necessidade de sol

Em geral, legumes e verduras com folha e raiz não precisam de muito sol para produzir uma boa colheita, assim como os grãos e frutas. Se você não tiver outra opção a não ser a de colocar sua horta em uma sombra parcial, você pode, ainda assim, ter uma boa colheita. O segredo é escolher bem os seus legumes e verduras. Experimente a beterraba, a cenoura, a couve-flor, o pepino, a alface, a cebola, a salsa, a ervilha, o rabanete, uma vez que esses só precisam de quatro a seis horas de sol por dia.

DSCN0554
Obra de Patrick Blanc – França

Dica: Mestre de jardinagem vertical

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s