Como fazer Superadobe

A técnica do superadobe foi desenvolvida nos anos 1980 pelo iraniano nos Estados Unidos Nader Khalili. As paredes são erguidas simplesmente com sacos preenchidos com subsolo. As construções feitas com esta técnica são sólidas como uma rocha, podendo resistir até a terremotos. São, também, construções com grande massa térmica.

Quando André Soares o fundador da Ecocentro IPEC introduziu o superadobe no Brasil no ano 2000, a reação do público foi divergente. Algumas pessoas pensavam que era loucura, outros julgaram uma ótima proposta para a realidade brasileira. Como um dos pioneiros da bio construção no Brasil, ele ignorou os comentários e começou a construir com esta técnica em várias regiões.

superadobe 2
Alojamento Ecocentro IPEC

Na época, os cursos de Permacultura estavam funcionando regularmente no Ecocentro. Havia uma grande demanda para uma  cozinha que pudesse preparar e servir refeições adequadamente, pois até o momento o refeitório era aberto ao tempo, o que tornava difícil para o grupo de cozinheiros e para os alunos na estação chuvosa. Em consulta com as mulheres e com estudantes dos cursos, que contribuíram com suas ideias e necessidades foi elaborado um projeto social de arquitetura participativa. A nova cozinha precisava de muito espaço, muita área de lavagem, e zonas específicas de preparo de alimentos, além de um novo espaço para refeitório.

Durante um dos cursos Permacultura o desafio foi lançado e muitos projetos interessantes resultaram. Estes foram apresentados às mulheres e, decidido sobre o design final, a construção começou. A comunidade participou em mutirão. Depois de alguns meses a cozinha industrial estava criada,  maior edifício de superadobe no Brasil.

superadobe
Cozinha Industrial Comunitária – Ecocentro IPEC

André decidiu, então, promover superado em todo o Brasil. E em 2005 a Fundação Banco do Brasil concedeu ao Ecocentro IPEC o registro de Tecnologia Social para a técnica de superabode. E o resto é história.

O superadobe é, talvez, a maneira mais rápida de construir paredes com terra, pois é uma técnica muito flexível que aceita vários tipos de subsolo. Não é preciso peneirar a terra, nem moldá-la e nem acrescentar palha. As paredes são erguidas muito rapidamente, mas é preciso ter uma equipe de pelo menos cinco pessoas para que a obra ande bem.supaeradobe

Pontos fortes

  • Canteiro de obra organizado e limpo.
  • Fácil aprendizado e domínio da técnica.
  • Muita rapidez no processo construtivo.
  • Uso de material local, diminuindo assim o custo da obra.
  • Alta massa térmica.
  • Pouco investimento em materiais de suporte.

Pontos fracos

  • Necessita isolamento contra a umidade do solo.
  • Necessita de, no mínimo, 5 pessoas para a execução de uma obra de médio porte (uma casa, por exemplo).
  • Forte desgaste físico para os construtores.

Então, pegue um saco e solo e começe a criar!

Dica: Video de Superabode Programa Habitats  🙂

Bioconstruindo

Um comentário sobre “Como fazer Superadobe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s