Canteiro Buraco de Fechadura

dscn9316
Meu canteiro com buraco de fechadura.

Minha mãe começou a fazer canteiros buraco de fechadura depois de ler  “Jardins Mandala”  Um livreto para jardineiros permacultores escrito por Robyn Francis nos anos 90. Nesta época nós estávamos vivendo no Ecocentro IPEC e tínhamos muito espaço para experimentar com a criação de jardins mandala. Tenho memórias de comer salsa e brincar com os meus amigos nas mandalas ‘enormes’ (ou, pelo menos, pareciam enormes  na minha idade de seis). Na verdade, aquelas mandalas tinham cerca de 12 metros de diâmetro.

Um jardim mandala é um padrão em cima de uma circunferência no terreno.  O plantio em um círculos permite que você  encaixe um maior número de plantas no espaço, portanto, aumentando o seu rendimento. Outro elemento chave no jardim mandala é o canteiro buraco da fechadura. O “buraco da fechadura” literalmente se parece com as antigas fechaduras de portão. Esta técnica de design simples aumenta o  espaço disponível para as plantas através da redução da área reservada para caminhos. Assim também cria mais bordas que, em seguida, fornecem habitat extra para insetos e possibilitam diferentes micro-climas.

keyholemandala
Jardim Mandala no Ecocentro IPEC

Um importante benefício para um jardim buraco da fechadura é que evita a necessidade de pisar o solo do canteiro enquanto colhe seu alimento. Toda vez que você pisar no canteiro do jardim você cria compactação. A compactação do solo ocorre quando as partículas do solo são pressionadas em conjunto, expulsando o ar, que por sua vez reduz a velocidade de infiltração de água e de drenagem. Se a compactação do solo acontece você precisa gastar muita energia fazendo a textura do solo mais leve e porosa novamente. Então é melhor não bater no seu jardim.

fullsizerender1Como fazer um buraco de fechadura:

  1. Decida onde seu jardim será posicionado e fique no centro do espaço. Agora agache-se para o chão. O tamanho do buraco da fechadura irá depender do tamanho do seu corpo. Se o jardim será atendido por 2 ou mais pessoas ao mesmo tempo, elas podem participar do desenho com você.
  2. Enquanto agachado, estique o braço para fora e desenhe um semi-círculo que  envolva o seu corpo confortavelmente.
  3. Prolongue duas linhas para trás para cima e fechar um círculo maior e, em seguida, criar os limites do buraco da fechadura.
  4. Agora você pode fechar o seu canteiro ou continuar a fazer mais buracos de fechadura para completar um jardim mandala.
    Lembre-se: a ideia é evitar pisar em seu jardim. O que significa que a pessoa dentro do buraco da fechadura deve ser capaz de tocar no meio do canteiro, ou tocar a ponta dos dedos de pessoa do lado de fora do jardim (veja a foto das crianças abaixo).
O canteiro buraco de fechadura dos meus primos.
O canteiro buraco de fechadura dos meus primos.

Jardins “Buraco de Fechadura” são ideais para pequenos espaços e podem acomodar uma grande variedade de vegetais, ervas e flores. Quando eu estava visitando minha família na Austrália do Sul, decidimos fazer um mutirão familiar e criar um jardim buraco da fechadura para meus priminhos. Foi ideal para o pequeno espaço urbano de que dispunham. O jardim buraco da fechadura criou uma fronteira distinta para ajudar as crianças a não pisar no jardim enquanto coletavam seus tomates cereja. Eles adoraram, claro. 🙂

img_7876

Plantas de corte crescem bem em torno dos jardins buraco da fechadura. Eles são as plantas que necessitam de ser cortadas regularmente, tais como flores e folhas. Elas são plantadas ao lado de caminhos e bordas pois se beneficiam do calor do sol e da proteção contra o vento. Estas plantas incluem oréganos, manjeronas, tomilhos, cebolinhas, mostardas, dentes de leão, couves e manjericão.

por Laila Helena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s